Em Aracaju, as fortes chuvas estão causando pontos de alagamentos desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (1º). O trânsito na Avenida Airton Teles foi interditado por conta do transbordamento do canal. Um carro tentou acessar o local e ficou enguiçado, sendo parcialmente submerso pela água.
Os transtornos também provocaram danos no telhado da Unidade Básica de Saúde Francisco Fonseca, causando acúmulo de água na parte interna. Por essa razão, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) suspendeu as atividades temporariamente para realização dos reparos.
Outros problemas foram constatados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, no Bairro 18 do Forte, e Ágape, no Siqueira Campos, que já estavam com as aulas suspensas por conta de outros serviços realizados. Já na Emef Deputado Jaime Araújo, no Bairro Soledade, as aulas foram suspensas quando o índice de chuva aumentou. Não haverá aula no período da tarde nessas escolas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, o serviço de monitoramento registrou um acumulado de 82 milímetros nas últimas 6 horas, com maior incidência na Zona Norte. Um alerta para continuidade de chuvas moderadas, válido por 48h, foi emitido pelo órgão, que monitora a instabilidade climática e as situações de risco na capital sergipana.
Até o momento, 11 ocorrências foram registradas, entre elas, um de deslizamento de terra no Bairro Santos Dumont e inundação em uma residência no Bairro Industrial. Equipes estão atendendo os chamados e adotando medidas necessárias nos locais, a fim de minimizar os impactos.
Trânsito
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orienta que os condutores evitem a Avenida Pedro Valadares com a Francisco Porto; a região da Praça da Imprensa; a Avenida Coelho e Campos com a Avenida Carlos Firpo, próximo ao restaurante Padre Pedro; e a Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, que estão alagadas.
Os motoristas devem dirigir com atenção, velocidade reduzida e mantendo distância segura entre os veículos.

Emergência
A orientação é para que os moradores em situação de risco ou emergência reportem qualquer anormalidade através do telefone 199 da Defesa Civil. Entre os eventos previstos, estão: inclinação de árvores e postes, movimentação de terra, rachaduras em edificações e outras situações provocadas pelo acúmulo da chuva.
O órgão também dispõe de um serviço de alerta por SMS, que possibilita o recebimento antecipado de ocorrência e possibilidades de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos.
Quem deseja receber essa notificação deve enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e digitar no campo da mensagem o número do CEP de sua localização de preferência ou moradia. O serviço é gratuito e permite o cadastro de mais de um CEP.
Fonte: A8SE