A solenidade reuniu autoridades dos três níveis de governo, parlamentares, profissionais da comunicação e representantes da sociedade civil
A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira, 21, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da TV Atalaia, afiliada da Record em Sergipe. A solenidade reuniu autoridades dos três níveis de governo, parlamentares, profissionais da comunicação e representantes da sociedade civil. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou do evento e destacou a credibilidade da emissora ao longo de sua trajetória.
Fábio Mitidieri reconheceu a importância da TV Atalaia para a democracia e a informação de qualidade. “Hoje, onde os meios de comunicação invadem as redes sociais e, muitas vezes, confundem a verdade com fake news, a TV Atalaia se mantém como um espaço de lealdade, transparência e respeito ao povo sergipano”, afirma ao destacar, ainda, que a emissora não busca agradar “A nem B”, mas, sim, comunicar “aquilo que sente o povo sergipano”.
A cerimônia foi proposta pela deputada federal Yandra Moura, que destacou o papel histórico da emissora na formação da identidade sergipana. “A TV Atalaia é mais que uma emissora. É um reflexo da nossa cultura, dos nossos desafios e da nossa identidade”, resumiu.
Fundada em 17 de maio de 1975 pelo ex-governador Augusto Franco, a TV Atalaia foi pioneira na exibição de programação totalmente colorida nas regiões Norte e Nordeste, além de responsável pela implantação do primeiro sinal digital em Sergipe. Hoje, integra o Sistema Atalaia de Comunicação, liderado por Walter Franco e seus filhos, Grace Franco e Augusto Franco Neto.
Mitidieri também prestou homenagem à família Franco, especialmente a Walter Franco, a quem definiu como “uma das figuras públicas mais respeitadas de Sergipe”. “Se muito já foi feito, muito mais valerá o que há de ser feito pela TV Atalaia porque o futuro dessa empresa sergipana é o futuro do nosso povo”, conclui.
Representando o Executivo estadual, além do governador, estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Telles, e o secretário de Representação de Sergipe em Brasília, Fábio Reis. Outros nomes importantes também discursaram durante a sessão, como o senador Laércio Oliveira, os deputados estaduais Cristiano Cavalcanti e Kitty Lima, o superintendente da Rede Record, André Dias, e os representantes da TV Atalaia.
O superintendente do Sistema Atalaia, Augusto Franco Neto, emocionou o plenário ao relembrar o legado de seu avô e a missão de manter a emissora como uma voz independente. Já a diretora executiva, Grace Franco, destacou os profissionais que fazem a TV Atalaia acontecer “atrás das câmeras, com amor e dedicação”.
A sessão reforçou o reconhecimento à TV Atalaia como símbolo de jornalismo ético e de valorização da cultura local. Com mais de oito horas diárias de programação regional, a emissora segue como espelho da vida e dos valores do povo sergipano.
Foto: Arthur Soares