Avanços no Ideb: Desempenho do Ensino Médio Integral cresce 12,2% em Sergipe

| 17 de setembro de 2020

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nessa terça-feira (15), demostraram avanços positivos na rede pública de ensino, em particular na etapa do Ensino Médio da modalidade em Tempo Integral. O Ensino Médio geral sergipano obteve um avanço de 6,5%, passando de 3,1 em 2017 para o índice de 3,3 em 2019. O Ensino Médio em Tempo Integral era de 3,4, em 2017, e em 2019 saltou para 3,8, um avanço de 12,2%. 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, falou sobre os resultados alcançados em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (16), e fez um comparativo entre os dados do Ensino Médio Regular e do Ensino Médio em Tempo Integral: 31% dos centros que ofertam a modalidade Integral tiveram Ideb igual ou acima de 4,1, enquanto que no ensino médio regular, 9% conseguiram esse patamar; a taxa de abandono é menor no Ensino Integral e taxa de aprovação maior. 

No topo das melhores escolas estaduais do Ideb 2019, em que se refere ao Ensino Médio, cinco são em Tempo Integral: Centro de Excelência Atheneu Sergipense (5,0), Centro de Excelência José Rollemberg Leite (4,7), Colégio Estadual Cleonice Soares Fonseca (4,6), Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte (4,5), Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral (4,5), Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha (4,5), Colégio Estadual João XXIII (4,5), Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas (4,4), Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite (4,3), Colégio Estadual Alcebíades Paes (4,2), Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda (4,2), Colégio Estadual Manoel Dantas (4,2), Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola Ladeirinhas (4,2) e Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva (4,2). 

“Nesta edição de 2019 a grande surpresa, nacionalmente, foi a evolução positiva do Ensino Médio, que tinha estagnado. A nossa rede estadual também se moveu positivamente. Nós vamos colher o fruto de um trabalho que leva tempo. Precisamos persistir com uma política de Estado para melhorar a qualidade do ensino. Para isso, é preciso mantermos a trajetória de crescimento na qual estamos no momento”, afirma o secretário Josué Modesto.

“Nos estados que têm mais escolas em Tempo Integral, os resultados do Ideb cresceram, e em Sergipe aconteceu isso também. São desempenhos que nos orgulham e justificam os investimentos públicos feitos na melhoria das condições de oferta das nossas escolas”, afirmou o secretário, pontuando que algumas escolas se destacaram em crescimento, a exemplo do Centro de Excelência 28 de Janeiro (Monte Alegre), com crescimento de 22% de 2017 a 2019. O Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça (Indiaroba), 21%; o Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado (Divina Pastora), 21%, e o Centro de Excelência Santos Dumont (Aracaju), crescimento de 17%.

Segundo a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima Muricy, os resultados da proficiência e fluxo escolar alcançados pelas unidades de ensino da rede estadual no Ideb 2019 foram trabalhados detalhadamente pelas escolas, especialmente no que concerne às fragilidades diagnosticadas. “O Departamento de Educação, juntamente com as Diretorias de Educação, realizou Jornadas Pedagógicas para construção dos Planos de Ação fundamentados na realidade de cada unidade de ensino, a fim de serem implementadas estratégias e metodologias de ensino que enfrentassem as dificuldades de aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma. 

A diretora do DED explica ainda que os resultados são em logo prazo, consequência das formações continuadas dos professores, do acompanhamento pedagógico pelas equipes Central, Regionais e Escolares do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, com pautas formativas quinzenais; além do suporte técnico, pedagógico e operacional para implantação dos Estudos de Intensificação da Aprendizagem e fortalecimento dos Conselhos de Classe. 

A coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Emanoela Ramos, destaca alguns motivos que levaram a esses resultados. “Conseguimos esses avanços devido a algumas ações, como o desenvolvimento de uma proposta pedagógica focada no Projeto de Vida dos estudantes; a implantação de uma proposta de gestão que estimula o monitoramento de indicadores, a corresponsabilidade, a gestão democrática, as parcerias e a participação da comunidade; a seleção, formação continuada e engajamento dos professores; e investimentos em infraestrutura, equipamentos e materiais; e a dedicação exclusiva dos professores ao Programa, que favorece o planejamento e o compromisso com os resultados da escola”, explicou.

Investimentos 

Foram muitos os investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), para que o Ensino Médio da rede estadual sergipana chegasse a esses resultados.

Segundo Isabella Santos, coordenadora do Serviço de Ensino Médio (Semed), alguns desses investimentos foram a formação de professores, diagnóstico de rede, a maior aproximação com as escolas em decorrência da Lei 13.415/2017 e o Programa de apoio à implementação do Novo Ensino Médio, aderida pela Seduc em agosto de 2018.

A lei citada por ela alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

“O avanço de Sergipe no Ideb do Ensino Médio é o reflexo do trabalho e empenho da Seduc como um todo. A mobilização do último Saeb mostrou isso e se refletiu em números. Há ainda muito a progredir, mas esse avanço mostra que juntos, em prol da educação, colhemos bons resultados”, declarou Isabella Santos.

Atheneu Sergipense

O destaque do ensino médio foi o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, primeiro colocado entre as unidades de ensino, com o Ideb de 5,0. Em 2017, a unidade de ensino não pontuou no Ideb porque não teve a participação suficiente para ter o resultado divulgado.

O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, explica que de lá para cá o centro de excelência passou a fazer um trabalho para melhorar a aprendizagem e aproveitamento dos estudantes. O resultado disso foi um recorde de aprovação nos vestibulares nesses últimos anos. O colégio ainda reforçou o trabalho pedagógico dos professores, o desenvolvimento das atividades focadas no Projeto de Vida dos alunos, entre outras ações.

“No Ideb de 2019 nós tivemos a maior proficiência em Português e Matemática, e esse primeiro lugar reflete todo um trabalho pedagógico focado na gestão democrática, na qual todos participam, todos se comprometem com o resultado. É uma vitória das escolas de tempo integral e da escola pública de Sergipe como um todo. Nós cremos que, cada vez mais, a gestão focada em resultados e uma gestão cada vez mais fortalecida farão com que muitas outras escolas avancem o resultado de Sergipe. Quem ganha com isso é a população”, disse Daniel Lemos.

Foto: Eugênio Barreto / Arquivo Seduc

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