Com o objetivo de qualificar ainda mais o ensino ofertado nas escolas municipais e também de medir o nível de aprendizagem dos estudantes durante o período de aulas remotas, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando mais uma edição da Avaliação Diagnóstica da rede municipal de ensino.
Até o dia 24, cerca de 25 mil alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão avaliados nas disciplinas de Português e Matemática, além da fluência em leitura. A avaliação faz parte do desenvolvimento do Plano Municipal da Educação e contempla o Planejamento Estratégico da gestão, que tem como uma das metas elevar os indicadores positivos de Aracaju no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Como estamos saindo de um ensino totalmente remoto por mais de um ano, precisamos analisar o que foi que esse ensino remoto promoveu de aprendizagem para os alunos, precisamos saber quais as dificuldades eles estão vivenciando. A partir deste diagnóstico, podemos traçar estratégias pedagógicas mais direcionadas para cada aluno, a partir de suas habilidades e dificuldades, podendo auxiliar na melhoria desta aprendizagem e que os impactos que as medidas de isolamento tenham causado na aprendizagem deles seja minimizados”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
Assim como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), desenvolvida pelo Governo Federal desde 2007, a prova realizada pela Prefeitura de Aracaju não considera apenas os erros e acertos das questões, o que torna ainda mais específicos os objetivos da mesma.
“Cada questão tem um nível de estágio cognitivo em que a criança se encontra. Por exemplo, uma questão em que o aluno deveria acertar uma soma, e ele acertou parcialmente, e deu uma resposta que se aproxima da certa, assim dá o nível de compreensão do aluno. É esse o resultado que precisamos”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, Ana Débora França.
Com os resultados obtidos através da avaliação, as escolas baseiam seus planejamentos pedagógicos direcionados às principais dificuldades apresentadas pelos estudantes. “Este resultado nos dá subsídios para que os professores compreendam em que nível de aprendizagem o aluno está em relação ao ano em que ele está cursando, considerando as disciplinas de Português, Matemática e fluência de leitura. Este diagnóstico é feito de forma sistematizada e nos dá um olhar individual sobre o aluno, um olhar sobre a turma e um geral sobre toda a escola”, explica a coordenadora pedagógica da Emef José Conrado de Araújo, Ivanilde Meneses de Oliveira.
Por AAN