Aracaju ampliará o cronograma de vacinação contra a covid-19 com a chegada de novas doses de imunizantes no município. A partir desta quinta-feira, 4, além dos idosos com idade entre 80 e 89 anos, começam a ser vacinados na capital aqueles que têm acima de 78 anos. O novo plano foi apresentado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, em coletiva de imprensa, na sede da Prefeitura.
Com a nova atualização, diferente do que estava previsto anteriormente, todos os idosos com idade acima de 78 anos já podem se dirigir a um dos postos de vacinação para receber o imunizante. Além da antecipação da faixa etária, a gestão também aumentará os dias de vacinação: das 40 Unidades Básicas de Saúde disponíveis, cinco funcionarão no fim de semana, das 8h às 17h. O mesmo ocorrerá com o sistema drive-thru, no Parque da Sementeira, que passa a ofertar a vacina ininterruptamente até o dia 12 de março, no mesmo horário.
“Com a chegada das novas doses, antecipamos as fases que estavam previstas para as próximas semanas e ampliamos a faixa etária para 78 anos. Utilizaremos de vários mecanismos para garantir que nossa campanha continue acontecendo com celeridade e responsabilidade. O drive-thru estará funcionando todos os dias, até 12 de março, e as unidades de saúde também estarão disponibilizando as vacinas. Além disso, cinco dessas unidades funcionarão neste sábado e domingo, das 8h às 17h, para atender os idosos. Estamos muito felizes de dar mais este passo na imunização dos aracajuanos”, afirmou o prefeito.
Durante a apresentação, Edvaldo ratificou que o município tem vacinado a população com efetividade e que “não há vagarosidade na campanha realizada em Aracaju”. “Esta é uma falsa polêmica. Temos vacinado os aracajuanos priorizados nessas fases rapidamente. O que acontece é que não temos recebido do Ministério da Saúde a quantidade de doses necessária para vacinar em larga escala. Infelizmente, a quantidade que tem chegado é insuficiente para vacinarmos com a velocidade que precisa. A prova de que estamos vacinando com celeridade é que 80% das doses que recebemos já foram aplicadas. Temos experiência com vacinação e nossa logística está preparada. O que queremos é a chegada de mais doses”, reforçou.
O prefeito também reiterou que Aracaju seguirá cumprindo as determinações estabelecidas no Plano Nacional de Imunização e que “não haverá fura-filas”. “Só vão ser vacinados neste momento aqueles que atenderem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são os idosos e os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia. Seguiremos vacinando com a responsabilidade que o momento exige”, assegurou.
Vacinação no fim de semana
Para evitar aglomerações, cinco Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a vacina no fim de semana, das 8h às 17h: Marx de Carvalho (no bairro Ponto Novo), Augusto Franco (no conjunto Augusto Franco), José Calumby (no Jardim Centenário), Francisco Fonseca (no 18 do Forte) e Edézio Vieira de Melo (no bairro Siqueira Campos). O idoso que optar por se vacinar em uma UBS, deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Aqueles que não tiverem cartão SUS, poderão fazê-lo no ato da vacinação.
Assim como as unidades de saúde, o posto itinerante instalado no Parque da Sementeira também funcionará nos dias 6 e 7 de março, das 8h às 17h. Desta forma, o drive funcionará todos os dias, até 12 de março. Para se vacinar no local, é preciso apresentar um código emitido após cadastro no Portal “VacinAju”. O formulário pode ser preenchido através do link https://abre.ai/cadastrovacinaju.
Além dos idosos, também poderão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 no drive-thru os profissionais de saúde cadastrados no Portal. Para os profissionais de saúde, a vacinação está sendo oferecida ainda na Escola Municipal Presidente Vargas. A opção é disponibilizada durante o preenchimento do cadastro on-line.
“Desde o início de fevereiro temos disponibilizado a escola Presidente Vargas para a vacinação dos profissionais de saúde, como opção de ponto fixo. Esta foi a maneira encontrada pela Saúde para ampliar a vacinação deste público, já que temos registrado um absenteísmo muito grande entre os profissionais de saúde. Para se ter uma ideia, no dia 13 de fevereiro disponibilizamos 1.600 vacinas e cerca de 700 profissionais compareceram. Ontem, foram disponibilizadas 245 vacinas e só imunizamos 30. Ou seja, estamos dando condições de vacinação. O que precisamos é que esse público compareça”, destacou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.
Vacinação em Aracaju
Até o momento, a capital sergipana imunizou 20.743 pessoas. Esse número corresponde a cerca de 80% das doses recebidas pelo município. Dos vacinados, 15.836 são profissionais de saúde, dos quais 2.136 são médicos, o que representa 44,3% da categoria com registro ativo no estado, conforme informações do Conselho Regional de Medicina de Sergipe.
Foto: Ana Lícia Menezes/PMA