sábado, 14, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Após ação do MPF, primeira cirurgia de endometriose profunda é realizada no Hospital Universitário de Sergipe

3 de outubro de 2024
in Saúde
0
Após ação do MPF, primeira cirurgia de endometriose profunda é realizada no Hospital Universitário de Sergipe
Share on FacebookShare on Twitter

A primeira paciente, da fila das 77 que aguardam cirurgia de endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe, passou pelo procedimento nesta quarta-feira (2). A cirurgia ocorreu no Hospital Universitário (HU), após acordo firmado em 5 de setembro com o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pela Justiça Federal. Segundo informado pelo HU, a próxima cirurgia está marcada para sexta-feira (4). O hospital deve realizar quatro procedimentos por mês.

“A retomada das cirurgias é um pequeno avanço. Ainda aguardamos ações do Estado de Sergipe para acelerar o andamento da fila e também para assegurar atendimentos a novas pacientes”, ressalta o procurador da República Ígor Miranda.

O procurador explica que, até março de 2025, o Estado de Sergipe se comprometeu em criar uma nova linha de atenção para ampliar o serviço e dar andamento mais célere à fila das cirurgias de endometriose.

Novas pacientes

Em razão do fechamento do ambulatório de endometriose do HU, novas pacientes têm tido dificuldade de atendimento na unidade hospitalar e estão procurando o MPF.

Nesse sentido, o procurador Ígor Miranda esclarece que é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES) possuir um protocolo claro de atendimento e controle da fila realmente existente no Estado. “Por isso, além do registro de dificuldade de atendimento nos canais de denúncia do MPF, é fundamental que tais mulheres efetuem registro no sistema de ouvidoria da Secretaria”, explica.

“A vitória parcial da retomada das cirurgias é um avanço, construído por múltiplos esforços – Ministério Público de Sergipe (MP-SE), Defensoria Pública da União (DPU), sensibilidade do Poder Judiciário e dos próprios réus, entre outras instituições. Mas é especialmente um resultado da força de resistência e articulação do grupo de mulheres da lista de espera que buscaram a efetivação do seu direito à saúde”, conclui o procurador.

Dessa forma, a ação judicial permanece em curso na busca de solução para as mulheres que não estavam inicialmente na lista de atendidas pelo HU-UFS.

Entenda

O MPF ajuizou ação civil pública, com pedido de urgência, para que as cirurgias em pacientes com endometriose voltem a ocorrer no Hospital Universitário. O HU era o único local que realizava a laparotomia videolaparoscópica de endometriose pelo SUS em Sergipe e deixou de realizar as cirurgias em junho de 2023.

De acordo com a ação, há 296 pacientes em tratamento no ambulatório de endometriose em Sergipe, e, dessas, 77 já necessitam de cirurgia. Em 17 de julho, a Justiça concedeu liminar para realização imediata das cirurgias. Em audiência realizada em 5 de setembro, foi firmado acordo para a retomada das cirurgias a partir de 1° de outubro, e nesta quarta-feira (2), o primeiro procedimento foi realizado.

Fonte: MPF-SE

Notícias Relacionadas

Novo Centro de Hemodinâmica do Huse garante celeridade no diagnóstico e tratamento da linha de cuida...

Biomédica explica como mudanças no estilo de vida podem transformar a saúde

SMS promoverá mutirão com foco na prevenção ao diabetes neste sábado, 14

Mais de 100 crianças fazem tratamento de cardiopatia congênita no Ambulatório de Seguimento da Mater...

Webpalestra destaca cuidados e prevenção contra bronquiolite em bebês com uso do Palivizumabe

Capacitação reforça qualificação de profissionais da saúde na investigação de óbitos em Sergipe

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato