O vereador Américo de Deus (Rede), no primeiro ano do mandato na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), apresentou 1.249 proposituras. Deste total, foram 1.171 Indicações, a maioria destinada à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), 30 Projetos de Lei, sete Decretos Legislativos; além de 20 Moções, entre de Repúdio e Aplausos e 17 Requerimentos, sendo todos foram aprovados no Plenário. O parlamentar também registrou 100% de presença na Casa Parlamentar em 2017.
As Indicações solicita melhorias nos bairros localizados na zona Norte de Aracaju, principalmente nos Bairros Getúlio Vargas e Santo Antônio, de acordo com o parlamentar. “Sinto-me feliz em atender aos anseios das comunidades, pois somos representantes do povo e também temos a função de cobrar dos gestores públicos que as nossas solicitações aprovadas sejam atendidas. Além dos bairros da zona Norte, há solicitações voltadas para outras áreas da capital sergipana”.
Destacando o Projeto de Lei nº 48/2017 que institui como Patrimônio Cultural de Aracaju a música, ‘Sergipe é o meu lugar’, o vereador foi enfático. “Reconhecer que o artista deve ter seu valor e a preocupação com a cultura, pois os artistas que valorizam a cultura local precisam ser enaltecidos, fazendo assim justiça ao povo sergipano. Luiz Fontineli, autor da música, merece esse reconhecimento, pois valoriza o povo de Aracaju e de Sergipe, retrata a realidade e nos representa em nível local, nacional e internacional mostrando o nosso valor ao mundo. Além do que esse projeto reconhece o valor do artista sergipano”.
Um dos Requerimentos apresentando foi uma homenagem ao ‘Dia do Garçom’, que segundo Américo de Deus destaca a importância do profissional para o nosso dia a dia. “Reconhecer esse profissional que trabalha diuturnamente é fortalecer o crescimento da cidade em qualquer ramo. Comemorar esse dia mostrando que este trabalhador tem um papel importante no desenvolvimento de cada um de nós e no reconhecimento do seu valor”.
Mais projetos
Também de autoria do vereador foi aprovado, o Projeto de Lei 184/2017, que trata sobre a criação do Banco Municipal de Medicamentos Doados, conhecido populamente “Farmácia Solidária”. O PL incentiva aos cidadãos de Aracaju que possuem medicamentos excedentes e dentro do prazo de validade, doá-los, para que outras pessoas que estiverem de posse de receita médica e não dispõe de recursos financeiros, possam fazer uso da medicação mesmo quando estes faltem nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde. “O projeto irá beneficiar a população mais carente, que muitos casos não têm condições de comprar o remédio. O objetivo da “Farmácia Solidária” é diminuir um pouco do sofrimento e trazer mais dignidade aos que mais necessitam”, frisou Américo.
Outro Projeto de Lei também aprovado na Casa Legislativa, com nº 4.930, trata sobre a obrigatoriedade da contratação do profissional Guia de Turismo por empresas que prestam serviços direcionados à receptividade de turistas em Aracaju. “Esse é um momento para colocarmos em prática o turismo e fazer a divulgação da nossa cidade com profissionalismo, para prospectar melhoramento da economia local como também para o Estado”, comentou o parlamentar.
Por Equipe CMA