A diversidade marcou a 87ª edição do Fogo Símbolo que aconteceu na manhã de domingo, 1°, na Praça Fausto Cardoso no Centro de Aracaju. A tocha foi carregada por estudantes quilombolas, indígenas e gestor escolar. A Semana da Pátria tem os objetivos de reforçar a identidade e estimular o civismo e o patriotismo dos brasileiros. Este ano a tocha foi revezada pelas três forças armadas brasileiras e entregue a alunos que mostraram a diversidade sergipana no centro de Aracaju.
Representando os sertanejos e as pessoas com deficiência, João Pedro Bezerra, do Colégio Estadual José Aribaldo de Campos Lima, situado em Sítios Novos, na cidade de Poço Redondo, recebeu a tocha do Exército Brasileiro e conduziu ao palanque oficial acompanhado pelo pelotão de estudantes, composto por quilombolas e indígenas. A tocha foi entregue pelos estudantes ao vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultural, Zezinho Sobral.
Para o aluno autista João Pedro, representar o seu povo sertanejo foi de grande importância. “Estou me sentindo muito bem representado aqui na cidade de Aracaju. Estou representando a minha escola e muito feliz por poder mostrar a minha cultura, a cultura do povo sertanejo”, afirmou o aluno.
Gustavo Maciel é aluno do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, da cidade de Porto da Folha. Ele, que está representando a Aldeia Xokó da Ilha de São Pedro, demonstrou felicidade enorme em saber que está levando o nome do povo Xokó e da sua cultura. “Isso nos traz visibilidade em poder mostrar como a gente vive. Isso faz com que a gente não seja afastado das demais pessoas”, completou Gustavo.
Já o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura do Estado de Sergipe, Zezinho Sobral, afirmou que esse é um momento de referendar e dar início à semana da pátria, que finaliza com o desfile do dia 7 de setembro. “Somos uma pátria inclusiva e uma pátria que apoia”, finalizou.
Foto: Maria Odília