O elevado índice de atendimentos ocasionados por vítimas de acidentes automobilísticos ainda é uma constante na maior unidade de saúde do Estado, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Entre 1º de janeiro e 25 de abril de 2017 as ocorrências desse tipo de acidente cresceram 5,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme estatísticas geradas nesses dois anos.
Dados mais detalhados obtidos no Huse revelam que nesse intervalo de 2016 foram registrados 280 atendimentos a vítimas de acidentes automobilísticos. Desses, 58 internamentos. Em 2017, esse número cresce para 296, com 73 internamentos.
Embora os dados sejam considerados alarmantes houve redução dos casos de acidentes envolvendo motos. De janeiro a 25 de abril de 2016 foram contabilizados 2.181 atendimentos com 546 internamentos. No mesmo período de 2017 houve redução de 4,5% e esse número passou para 2.083, com 555 internamentos. O número de atropelamentos também diminuiu. Foram registrados neste período de 2016, 268 ocorrências recebidas pelo Huse, com 71 internamentos. Já em 2017 essas ocorrências passaram a totalizar 233 nesse intervalo, com 63 internamentos efetivados na unidade hospitalar.
Conforme premissa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Huse assim como todas as unidades de saúde pública, é porta aberta para todo cidadão que necessite de assistência médica. Mesmo sendo uma unidade especializada para casos de alta complexidade, mantém em grande volume os atendimentos de baixa e média complexidade, o que resulta em superlotação e comprometimento da qualidade dos serviços.
O fluxo de pacientes vítimas de acidentes ou atropelamento é organizado para que seja possível diagnóstico rápido e preciso, mas rotatividade desses pacientes no Huse está diretamente ligada ao funcionamento de unidades, como o Hospital Cirurgia, ou seja, se há fechamento de portas no Cirurgia, há consequente aumento dessas demandas no Huse e enfretamento de impasses maiores para a realização de procedimentos, entre eles os ortopédicos.
Campanhas educativas
Segundo Ronei Melo, gerente do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (NEP/Samu), a campanha ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’ é uma das ações educativas que visam também conscientizar a população quanto ao não uso de celular ao volante, ao uso de capacete, de cinto de segurança e a não ingestão de bebidas alcoólicas quando há intenção de assumir qualquer direção. Os novos motes da campanha começaram a ser divulgados em novembro de 2016.
“A meta é massificar essas orientações através de panfletagens, adesivagens e outras iniciativas, para se conseguir a redução dos atendimentos pré-hospitalares por conseqüência de acidentes envolvendo carros, motos, inclusive atropelamentos. Vale ressaltar que o uso de equipamentos de segurança reduz significativamente a gravidade desses acidentes, sendo que o consumo de bebidas alcoólicas antes ou durante as conduções de veículos os potencializam”, explicou Ronei.
Comparativo do total de ocorrências
2016
Acidentes envolvendo carro: 280 atendimentos e 58 internamentos
Acidentes envolvendo moto: 2.181 atendimentos e 546 ficaram internamentos
Atropelamentos: 268 atendimentos e 71 internamentos
2017
Acidentes envolvendo carro: 296 atendimentos e 73 ficaram internamentos
Acidentes envolvendo moto: 2.083 atendimentos e 555 internamentos
Atropelamentos: 233 atendimentos e 63 internamentos
Fonte: Ascom/SES