Com o tema “Não Vacile! Se o clima esquentar, use Camisinha!”, serão apresentadas as peças publicitárias disponibilizadas aos municípios que realizarão as festas carnavalescas
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de IST/Aids, lança nesta quarta-feira, 08, a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. A coletiva de imprensa será às 8 horas, no Auditório da SES. Com o tema “Não Vacile! Se o clima esquentar, use Camisinha!”, serão apresentadas as peças publicitárias disponibilizadas aos municípios que realizarão as festas carnavalescas.
O foco da campanha deste ano é enfatizar a importância do uso do preservativo na hora da relação sexual ocasional (ou não) não apenas no Carnaval, mas durante todo o ano. A iniciativa também visa incentivar a testagem para as pessoas que não se relacionaram sexualmente com camisinha e para as que são soropositivas iniciem o tratamento o mais cedo possível.
A ‘Prevenção Combinada’ será destaque na Campanha de Carnaval 2017. “Constatamos que muitas pessoas, apesar de reconhecerem o risco, optam por não utilizar a camisinha, o que se configura como escolha perigosa. Essa é a primeira vez que esse tema ganha destaque em uma campanha de carnaval”, esclareceu o gerente Estadual do Programa IST/Aids, o médico Almir Santana.
Entre as medidas contempladas da Prevenção Combinada estão: a realização do teste rápido, o tratamento e a profilaxia pós-exposição para situações de risco. “Nesse caso, é utilizada a medicação antirretroviral, que deve ser administrada até 72 h após o contato com o vírus”, explicou Almir Santana.
Desde 1987 até agora, foram notificados em Sergipe 5.483 casos de HIV /Aids. Além disso, entre os anos de 2010 e 2016, foram contabilizados 460 casos de Hepatites C, 757 casos de Hepatite B. A partir de 2013, dados parciais revelam 1.270 casos de Sífilis em Gestantes e 1.432 casos de Sífilis em crianças.
Fonte: Ascom/SES