Destes, apenas 378 pessoas ficaram internadas em observação ou para a realização de novos exames
No período de 30 de janeiro a 05 de fevereiro, o Pronto-socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recebeu cerca de 2.500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar desse número de atendimentos, apenas 378 pessoas ficaram internadas em observação ou para a realização de novos exames.
Uma das pessoas atendidas foi o ajudante de pedreiro Josenilton de Jesus, 54, que, queixando-se de vermelhidão, coceira e irritação nos olhos, foi em busca de um oftalmologista no Huse. “Fiquei nervoso e, antes de tomar uma medicação, procurei logo ajuda para saber o que tinha acontecido. Já estou sendo atendido pelo especialista e me sinto bem melhor”, explicou.
Assim como Josenilton, a recepcionista Waléria Costa, 32, também buscou auxílio médico depois de ter engasgado com uma espinha de peixe. “Estava incomodando muito, com dor e aqui no Huse resolvi meu problema”, informou.
Os consultórios do Otorrino, Urologista e Oftalmologista receberam 121 pacientes na semana passada. Os setores de Ortopedia e de Sutura registraram 758 atendimentos com 139 internações. A Área Azul, considerada para atendimentos de baixa complexidade, registrou 980 atendimentos. Desse total, 124 continuaram internados para observação e novos exames.
De acordo com a superintendente do Huse, Lycia Diniz, o fluxo de pacientes de baixa complexidade nas últimas semanas tem apresentado uma melhoria significativa. “Com as Unidades de Pronto Atendimento funcionando, o nosso atendimento da baixa complexidade voltou à normalidade. Temos uma equipe de profissionais coesa, resolutiva e humanizada para atender aos usuários”, disse.
Os ambulatórios de Radioterapia, Nutrição, Retorno e Fisioterapia registraram 144 consultas médicas e apenas 25 internações. No Hospital Pediátrico, 388 pacientes infantis foram atendidos. Desse total, 59 ficaram em observação.
Oncologia
Priorizando a assistência humanizada, o Centro Oncológico Dr Oswaldo Leite, localizado no Hospital de Urgências de Sergipe, atendeu 1.301 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na semana passada. Desse total, foram 654 consultas no ambulatório. O setor contabilizou 274 sessões de radioterapia e 373 procedimentos de quimioterapia (sendo 328 em adultos e 45 em crianças).
O paciente Florentino Vieira, 78, é natural de Nossa Senhora da Glória e vem realizando o tratamento de radioterapia no Huse. “Apesar do medo da doença, os procedimentos acontecem de maneira tranquila. Aqui no hospital sou acompanhado por médicos e os outros profissionais de várias especialidades. Sinto-me seguro para continuar o tratamento”, falou.
De acordo com a coordenadora do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, os procedimentos são individualizados, respeitando o tipo e o grau da doença de cada paciente. “Nosso foco é promover o bom acolhimento do paciente”, explica.
Fonte: ASN