sexta-feira, 27, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

‘Lourdinha’ registra diminuição de partos em adolescentes

8 de fevereiro de 2022
in Saúde
0
‘Lourdinha’ registra diminuição de partos em adolescentes
Share on FacebookShare on Twitter

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes contabilizou de janeiro a dezembro de 2021, 5.169 partos. Desses, 587, referentes às adolescentes com idade compreendida entre 10 e 19 anos. Em 2020 foram registrados 5.258 nascimentos, sendo 710 partos em adolescentes Já no ano anterior, 2019, a instituição registrou 5.234 partos, destes, 775 foram realizados em adolescentes.

A psicóloga, Andresa Azevedo diz que a adolescência é uma fase da vida quando ocorrem modificações corporais e psicológicas nas meninas e que nesse período raramente a gravidez é planejada e consequentemente provoca mudanças na vida da jovem que está gestante. “A Organização Mundial de Saúde atesta que o Brasil possui 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes, com  idades na faixa etária compreendida entre 15 a 19 anos. O cenário coloca o Brasil no topo do ranking latino-americano, estimado em 65,5″, disse Andressa. Ela informa que os dados relacionados ao Brasil ficam acima da média latino-americana e caribenha e registram a segunda maior taxa de gravidez na adolescência no mundo.

A também psicóloga Rosa Constanza, observa que “na maioria das vezes, o adolescente é incapaz de racionalizar seus conflitos e angústias decorrentes de seu comportamento sexual, portanto, é frequente viver em situações de risco e uma delas a gravidez não planejada. A gravidez na vida de um adolescente provocará muitas mudanças como afastamento dos estudos, momentos de lazer, passeios com amigos e, muitas vezes, angústia em situações familiares”, explica.

Constança lembra a importância de ressaltar que a dimensão de tudo isso, vai depender da situação afetiva e socioeconômica da jovem “No momento em que sua personalidade está em estruturação, seus conflitos ficarão exacerbados pela gravidez, pois seus pensamentos e sentimentos não alcançaram níveis de maturação para conter tamanha mudança”, concluiu a psicóloga.

Notícias Relacionadas

Vigilância Sanitária de Aracaju reforça fiscalização sobre venda de medicamentos para tratamento da ...

Saúde destaca importância da prevenção e alerta para os riscos de complicações do diabetes

Três boas notícias sobre avanços no tratamento do câncer de mama

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior a partir de julho

Lacen realiza análises para diagnóstico de esporotricose humana e animal

Posto médico do Forró Caju terá vacinação entre os dias 25 e 27 de junho

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato