Em Aracaju, no período de 31 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro deste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cândida Alves, Augusto Franco e os Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco registraram 1.896 atendimentos a pessoas com síndromes gripais.
“Reforçamos que os quadros mais leves de síndromes gripais devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, para que nossa rede de urgência e emergência tenha um bom fluxo, acolhendo e tratando os casos mais delicados. A partir desta segunda-feira, 3, todas as UBSs retornam o atendimento e estão aptas a receber esses casos leves de síndromes gripais”, ressaltou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Plano de Contingência
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente, Aracaju está com taxa de transmissibilidade de 6,41%, entrando no nível 3 do Plano, o qual prevê abertura de leitos de internação. Até o momento, foram ampliados em sete o número de leitos do Hospital Municipal Fernando Franco, passando de seis para 13. De acordo com a secretária Waneska Barboza, a prefeitura estuda a ampliação de mais leitos no Fernando Franco e realiza cotação de preços com empresas.
“É importante que as pessoas continuem usando máscara e atualizem o cartão vacinal contra covid-19, mesmo sendo vírus diferentes, estar vacinado é fundamental”, recomenda a gestora.
A SMS ressalta que já havia iniciado o Plano com abertura de unidades de Síndrome Gripal no fim de semana (UBSs Augusto Franco e Cândida Alves) e com a orientação para que todas as 45 Unidades Básicas atendam pacientes com sintomas gripais, realizando testes para a detecção dos vírus da covid-19, além de dispensarem medicamentos para tratamento domiciliar, conforme prescrição médica.
Fonte: SMS