quarta-feira, 24, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Prefeito Edvaldo defende socorro ao transporte público e aprovação da PEC 13 em Brasília

25 de novembro de 2021
in Política
0
Prefeito Edvaldo defende socorro ao transporte público e aprovação da PEC 13 em Brasília
Share on FacebookShare on Twitter

O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira participou, nesta quarta-feira, 24, de uma série de reuniões, em Brasília. Acompanhado de uma comitiva de integrantes da diretoria da entidade,  o gestor se reuniu com representantes do Legislativo e Executivo federais, com a finalidade de avançar nas discussões de pautas importantes para o municipalismo brasileiro, como o socorro emergencial ao transporte público e a rápida aprovação da PEC 13/2021, que define um novo prazo para a aplicação do mínimo constitucional na Educação. As audiências antecederam a 81ª Reunião Geral da FNP, que reunirá gestores de todos o país, membros da entidade, nesta quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26, em Aracaju, para o debate aprofundado das pautas.

“Foi mais um dia em que tivemos agendas importantes com ministros e com o presidente da Câmara de Deputados, o deputado federal Arthur Lira, para debater pautas extremamente urgentes para os municípios, a exemplo do socorro ao transporte público e a importância de pautar e aprovar, com urgência, a PEC 13/2021, que amplia para 2023 o prazo para aplicação dos 25% na Educação dos municípios. São temas que serão tratados na nossa Reunião Geral, mas que a diretoria da FNP veio reforçar, em virtude da urgência de ambas”, destacou o prefeito de Aracaju e presidente da FNP.

A primeira reunião da qual a comitiva de prefeitos liderada por Edvaldo participou foi com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ao representante do governo federal, juntamente com o prefeito de São Paulo/SP, e 2º vice-presidente Nacional da FNP, Ricardo Nunes, Edvaldo defendeu a criação de um fundo emergencial e uma PEC de desoneração do combustível para o transporte coletivo. “São soluções para que a gente possa amortecer minimamente os impactos sofridos para a população”, ressaltou o gestor.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, endossou a defesa do presidente da FNP. “Estamos fazendo todos os esforços para que não haja aumento de tarifa. O objetivo aqui hoje é compartilhar essa situação com o governo federal, que tem sempre nos ouvido com bastante atenção, e pleitear um subsídio para fazer com que o transporte coletivo seja prioridade”, afirmou Nunes.

O prefeito acrescentou que, com o aumento de 65% no preço do diesel, a manutenção do sistema de transporte se tornou, praticamente, inviável. “O impacto é enorme. São Paulo, por exemplo, pagará, este ano, R$ 3,3 bilhões de subsídio para conseguir segurar a tarifa. Se não fosse o subsídio, a tarifa hoje, de R$ 4,40, seria R$ 6,20. Esse reajuste do combustível demanda um subsídio ainda maior, que precisa agora ser compartilhado. É preciso achar uma solução, porque a situação é preocupante, assustadora”, completou.

Sensibilizado, o ministro se comprometeu com a pauta, lembrando que esse tem sido um assunto bastante discutido pelo governo federal. Apesar da demonstração de empenho, Marinho destacou as dificuldades que envolvem o tema. “Uma das questões principais é o teto de gastos”, explicou.

A busca por soluções para o transporte público também foi tema da audiência com o presidente da Câmara de Deputados, deputado Arthur Lira, que demonstrou disposição da Casa em contribuir para o sucesso do pleito. Aos prefeitos, o parlamentar declarou que vai ajudar a organizar e pautar propostas para votação e pediu que a mobilização continue intensa no sentido da elaboração de uma medida provisória.

Os governantes municipais se reuniram ainda com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e com a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, para tratar da temática. “Diante do colapso iminente do sistema, se não houver uma solução a curto prazo, qualquer chama pode levar a uma labareda que não sabemos onde pode parar”, reiterou Edvaldo, durante as audiências.

O prefeito e presidente da FNP, enfatizou, ainda, que, na sua visão, é preciso estar alerta para que o país não viva problemas ainda mais sérios, como os gerados a partir das manifestações de 2013. “Hoje, a população ainda mais empobrecida, com desemprego, com crise, com certeza não poderá suportar um aumento elevado da tarifa. O ideal seria que encontrássemos uma solução de desoneração dos combustíveis, de criação de fundo de estabilização, enfim, uma alternativa que não recaia em maior custo para o cidadão”, frisou.

O ministro da Casa-Civil, Ciro Nogueira, declarou que, “mesmo diante da complexidade em torno do setor do petróleo, a expectativa é tentar equacionar a adequação das tarifas de transporte coletivo em pouquíssimo tempo, considerando que essa é a preocupação número 1 do governo”, afirmou.

Da mesma forma, a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, confirmou aos gestores municipais que a pauta é de enorme interesse do presidente Jair Bolsonaro. “O governo federal está dia e noite debruçado nesse assunto e nós temos que construir o país a três mãos: governo federal, estadual e municipal. Estou inteiramente à disposição nessa construção”, disse durante a reunião.

PEC 13/2021

Outra pauta que os prefeitos da Frente Nacional voltaram a defender em Brasília foi a aprovação da PEC 13/2021, que prevê um novo prazo para Estados e Municípios aplicarem o mínimo de 25% da Educação. Um levantamento feito pela FNP, a partir de dados do Siope, aponta que mais de 800 municípios não devem conseguir aplicar o mínimo neste ano, em virtude dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Desta forma, sem a aprovação da proposta, a Educação poderá perder mais de  R$ 15 bilhões, sendo R$ 1 bilhão não aplicado em 2020 e R$ 14 bi lhões em 2021.

Além de Edvaldo e do prefeito de São de Paulo, Ricardo Nunes, estiveram na comitiva os prefeitos de Carapicuíba/SP, Marcos Neves; de Guarulhos/SP, Guti, vice-presidente de Regiões Metropolitanas da FNP; de Mogi das Cruzes/SP, Caio Cunha, vice-presidente de Inovação da FNP; de Ribeirão Pires/SP, Clovis Volpi; de Santo André/SP, Paulo Serra, vice-presidente de Finanças Públicas; de Embu das Artes/SP, Ney Santos; além dos secretários municipais da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Tripoli (da Casa Civil); Ricardo Teixeira (Mobilidade e Trânsito);  e Guilherme Bueno de Camargo (Fazenda).

Fotos: Divulgação/FNP

Notícias Relacionadas

Danielle destaca coragem, união e trajetória ao lado de Alessandro em evento no Iate Clube

Deputado federal Thiago de Joaldo reúne garis e reforça apoio ao piso salarial de R$ 3 mil

Requerimento de autoria de Elber que cobra informações sobre permissões e concessões de espaços públ...

André ressalta importância de decisão histórica do STF sobre igualdade salarial 

Implantada por Eduardo Amorim, UTQ do Huse se tornou referência no Nordeste

Projeto de Yandra Moura abre portas para o primeiro emprego jovem

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato