
Desde a noite dessa terça-feira (19) que uma frente fria atua em todo o território de Sergipe, provocando chuvas fortes e rajadas de ventos, principalmente nas regiões da faixa Litorânea, Agreste, Sul e Centro-Sul do Estado. Devido à intensidade das precipitações pluviométricas, o rio Cotinguiba, que corta o município de Laranjeiras, na região da Grande Aracaju, transbordou e deixou mais de 60 famílias desalojadas.
Equipes da Defesa Civil, tanto estadual quanto municipal, e o Corpo de Bombeiros Militar foram acionados para prestar assistência aos moradores. “Os bombeiros já estão atuando no local na retirada das pessoas e o rio já baixou bastante, o que ajuda também nas ações. A Prefeitura disponibilizou duas escolas para abrigar as pessoas. O momento é de salvaguardar vidas e tomar as devidas providências para que todas que estejam em áreas de risco saiam de suas casas e fiquem em lugar seguro”, explica o major Luciano Queiroz.
De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura de Laranjeiras, João Rosa, até o momento não se sabe se a cheia do rio foi provocada apenas pelas chuvas ou se houve o rompimento de alguma barragem, situação que pode ter se agravado com a alta da maré. Ele lembrou que chove desde o início da semana. “Em mais de 20 anos, a gente não vê uma situação dessa, desde que foi feita a drenagem do rio”, ressalta.
Previsão
De acordo com o Departamento de Meteorologista da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em todo território brasileiro existe alerta de chuvas, mas o que chama atenção são os altos níveis de precipitação em praticamente em toda região Nordeste, durante o período de 18 a 25 de maio.
Dados do Boletim do Tempo de hoje, 20, divulgado pelo Centro de Análises e Previsão de Tempo e Clima, Meteorologia e Mudanças Climáticas, informa alta densidade de circulação de nuvens por todas as regiões do estado, e ainda uma vasta área de instabilidade sobre as mesorregiões Leste, Baixo São Francisco e parte da Grande Aracaju e Agreste Central. Caracterizando tempo predominantemente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas nessas áreas.
Nesta quarta-feira, a previsão é que o tempo fique predominantemente nublado e com precipitações em todo estado, e os maiores índices tendem a ocorrer no Sul, Centro Sul e Grande Aracaju, onde podem ocorrer chuvas na faixa de 20mm à 50mm. Já na quinta-feira, 21, é provável o tempo fique predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves em todas as mesorregiões do estado, os maiores valores podem ocorrer em pontos no Agreste Central com até 20mm.
Na sexta-feira, 22, é provável que o tempo permaneça predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves e bem distribuídas nas mesorregiões do Alto Sertão, Agreste Central, Centro Sul e Sul.
No sábado, 23, é provável que tenha tempo predominantemente nublado durante toda madrugada, dia e noite, com ocorrência de precipitações leves e bem distribuídas nas mesorregiões do Agreste Central e Sul.
Fonte: AJN1