Através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa e também em audiência pública com o secretário de saúde, Valberto de Oliveira, nesta quinta (29), a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, Janier Mota, pediu aumento da escala de médicos do Hospital da Polícia Militar de Sergipe (HPM).
Segundo a parlamentar, a cobrança é urgente principalmente porque Sergipe está em meio a uma pandemia e ainda não existem médicos suficientes da unidade. “É preciso que os recém-formados que já atuam na corporação como cabos e soldados, sejam capacitados, para que eles se tornem tenentes-médicos e possam ir para linha de frente no combate ao coronavírus”, disse Janier.
O secretário Valberto respondeu ao questionamento da deputada informando que já foi enviado um documento nesse sentido, para o comandante da PM/SE, Coronel Marcony. “Infelizmente não houve êxito nessa negociação, não avançamos com a conversa. Então viabilizamos de outras formas, aumentando carga horária, por exemplo”, explicou.
Para Janier, é preciso que haja uma insistência maior no tema. “Entendo as dificuldades, mas o momento pede urgência e espero que através da nossa indicação, essas capacitações sejam repensadas e possamos completar o quadro do HPM”, pontuou.
Reunificação do SAMU e da CRU
Outra pauta trazida pela deputada Janier e que conversa também com o momento atual, é a da volta da junção dos serviços do SAMU e da Central Reguladora de Urgências (CRU), ambos acionados pelo 192.
“Essa separação feita em dezembro do ano passado, só ocorreu em Sergipe e está acarretando num aumento da burocracia e do tempo de espera dos atendimentos. Isso por que agora cada serviço tem sua própria coordenação, o que anda gerando divergências. Sobre o assunto, também já temos indicação protocolada”, finalizou Janier.
Por Assessoria da Parlamentar