No início desta semana, o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju divulgaram, por meio de decreto, medidas de enfrentamento ao coronavírus (CODIV-19). Para o deputado estadual Luciano Pimentel, as ações propostas são indispensáveis para minimizar as chances disseminação da doença no Estado.
“Infelizmente, nos últimos dias, o número de casos subiu de um para cinco. Diante desse cenário, as decisões publicadas no decreto municipal e estadual são essenciais para que possamos adotar uma postura de prevenção. Para isso, devemos redobrar nossos cuidados básicos de higiene, a exemplo de lavar as mãos corretamente e evitar dividir utensílios de uso pessoal. É um momento que requer a atenção e consciência”, destaca Luciano.
Segundo o parlamentar, não há razão para pânico. “É necessário frisar que os decretos trazem recomendações, visando diminuir a existência de situações que contribuam para proliferação do vírus. Ou seja, a intenção é alertar, não colocar em pânico. É informar, munir a população de conhecimento sobre o CODIV-19. Porque nós, enquanto cidadãos, precisamos agir também. Não é o momento de sair casa sem que seja extremamente importante, de realizar confraternizações, de estar em ambientes fechados. Temos que compreender e colaborar. É a única forma de zelar pela nossa vida e pela do próximo”, afirma Pimentel.
“Os casos registrados em Sergipe são de pessoas que estiveram viajando recentemente para o exterior ou para regiões com transmissão comunitária, como São Paulo e Rio de Janeiro. Essa antecipação de ações se mostra relevante para conter a evolução do vírus na capital sergipana e evitar que o pico de contaminação seja igual a outros lugares. Por todo esse trabalho, tanto a Prefeitura quanto o Governo merecem ser parabenizados. Essa é uma questão que exige seriedade e nos tranquiliza saber que em nosso Estado o assunto está sendo tratado de forma correta”, considera Luciano Pimentel.
O deputado ressalta que o posicionamento do governador foi essencial para articular essa atuação. “Assim que teve conhecimento do primeiro caso, Belivaldo Chagas se posicionou com um verdadeiro chefe de Estado, assumindo um papel de liderança que possibilitou o início desse trabalho de contenção. De imediato, ele convocou uma reunião com a Prefeitura, a equipe de Governo e diversos órgãos, publicou o decreto e dialogou com mídia para esclarecer todas as dúvidas sobre o quadro do coronavírus em Sergipe”.
Monitor Aju
De acordo com a Prefeitura de Aracaju, as pessoas infectadas com o coronavírus estão com quadro clínico estável e em isolamento domiciliar. A gestão municipal também criou o “MonitorAju”, um serviço telefônico para que as pessoas possam obter esclarecimentos sobre o vírus e informar quadros suspeitos. O atendimento será possível através do número 156.
Decretos
As principais medidas de contenção previstas nos decretos são a suspensão de todos eventos públicos que participem mais de 50 pessoas em ambientes fechados, ou 100 em ambientes abertos; da visitação a presídios e a centros de detenção para menores pelos próximos 15 dias; e de atividades educacionais em todas as escolas públicas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada, pelos próximos 15 dias. Os bares e restaurantes poderão funcionar normalmente desde que forneçam meios de higienização aos clientes e mantenham, de forma obrigatória, distância mínima de 2 metros entre as mesas.
Por Assessoria Parlamentar