sábado, 11, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

“Precisamos lutar pela efetivação da Lei Maria da Penha”, afirma Pimentel

8 de agosto de 2019
in Política
0
Share on FacebookShare on Twitter

Nesta quarta-feira, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 13 anos. Para o deputado estadual Luciano Pimentel a data merece destaque por se tratar de um marco no enfrentamento à violência doméstica e deve ser vista como uma oportunidade para reforçar a necessidade de efetivação desse dispositivo legal.

“A Lei Maria da Penha é um divisor de águas no combate à violência doméstica e familiar, mas os inúmeros casos de agressão e feminicídio mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir a aplicação plena da lei em todo país ”, destaca Luciano Pimentel.

De acordo com o parlamentar, a conscientização é fundamental nesse processo. “A Lei Maria da Penha deu visibilidade ao problema e criou mecanismos de amparo e proteção às vítimas, encorajando a denúncia e auxiliando na identificação de comportamentos que possam evoluir para uma situação violação da integridade física e moral dessas mulheres. Mas para que ela seja empregada corretamente, as pessoas precisam conhecê-la e os todos os eixos da lei devem ser colocados em prática. Neste ponto, é indispensável a estruturação de mais políticas públicas voltadas ao tema”.

Segundo Luciano Pimentel, toda sociedade pode atuar no combate à violência contra mulher. “Precisamos lutar pela efetivação da Lei Maria da Penha e essa luta passa pela educação. Devemos educar nossos filhos explicando que homens e mulheres possuem os mesmos direitos. Ensinando que o respeito é a base de qualquer relação e a violência nunca deve ser uma alternativa”, enfatiza.

Lei Maria da Penha

Publicada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome da lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante seis anos até se tornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983.

Por Assessoria Parlamentar

Notícias Relacionadas

Emenda do senador Alessandro garante compensação por atividades extraordinárias para policiais estad...

Em sessão especial, Luciano Pimentel reafirma importância da conscientização na luta em defesa dos d...

Com relatoria de Laércio Oliveira, é aprovado projeto que valoriza o Barco de Fogo

Paulo Jr destaca importância de trecho complementar de rodovia Itabaiana-Itaporanga

Quinta pesquisa eleitoral em 20 dias consolida liderança de Fábio Mitidieri

Fábio Meireles (PDT) cobra da PMA pagamento de emendas impositivas e reforça pauta da limpeza de Ara...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato