O objetivo da reunião é definir ações e medidas a serem tomadas em conjunto entre as secretarias da segurança e da saúde
Durante a manhã desta quarta-feira, 20, estiveram reunidos os secretários da Segurança pública, João Eloy, e da Saúde, Valberto Lima, para definir procedimentos a serem adotados para melhorar a segurança nos hospitais públicos. A reunião ocorreu na Secretaria de Estado da Saúde (SES), em continuação à visita realizada na semana passada ao Hospital Regional de Propriá, que teve como intuito estabelecer ações e normas para evitar que outros episódios violentos, como a morte de um homem dentro da unidade, venham a se repetir.
O secretário João Eloy destacou a necessidade de que haja um esforço administrativo para prover segurança nas unidades hospitalares públicas por todo o estado. O secretário também ressaltou algumas das medidas que serão tomadas no âmbito da segurança pública. “Nós vamos criar um protocolo de segurança para todo o estado, junto com as polícias Civil, Militar e a Secretaria da Saúde. Nos casos que envolvam crimes violentos, como tentativas de homicídio, a pessoa será encaminhada a um hospital, a Polícia Militar fará o acompanhamento”, detalhou.
O coronel Marcony Cabral, comandante da Polícia Militar, complementou reforçando a relevância da criação de um canal de comunicação entre as instituições que compõem a segurança pública e os gestores da área da saúde, que visa um contato mais rápido a fim de evitar situações que possam envolver riscos à população. “Nós criamos um grupo de trabalho para começar a criar um protocolo de procedimento que seja único para todas as unidades de saúde e criamos um espaço para que todos os gestores da saúde e da segurança pública possam falar de forma mais célere, isso é muito importante” elencou.
O secretário Valberto Lima enfatizou a importância da reunião e das tomadas de decisão em conjunto, entre a SSP e a SES, na formulação de um protocolo de segurança, visando a integridade da saúde dos profissionais da saúde e dos pacientes. “Eu queria agradecer à iniciativa do secretário João Eloy, que reuniu toda a sua equipe e nos apresentou a proposta de criação de um grupo de trabalho no sentido de melhorar a segurança nos hospitais, englobando tanto os profissionais da saúde quanto a população. As iniciativas foram tomadas e esperamos que até o final do mês de julho todo o processo seja concluído e esteja efetivamente sendo colocado em prática”, concluiu.
Fonte: SSP/SE