Na manhã desta sexta-feira, 26, os juízes Daniela de Almeida Bayma Valdivia, titular da Comarca de Umbaúba, e Marcelo Cerveira Gurgel, do 2º Juizado Especial de Nossa Senhora do Socorro, foram agraciados com o Título de Cidadania Sergipana. A honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por iniciativa do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas).
Em discurso de boas-vindas aos novos cidadãos sergipanos, o parlamentar enalteceu a trajetória dos magistrados, destacando que ambos construíram em Sergipe uma história marcada pela dedicação e pelo compromisso com o fortalecimento do Poder Judiciário e com a garantia de acesso à Justiça.
“Que esta honraria seja também uma expressão de gratidão do povo sergipano pelo trabalho que desempenham em nosso estado. Hoje, Sergipe os recebe oficialmente como filhos desta terra que tanto honram ao exercer com ética e competência a missão de assegurar uma aplicação justa e eficaz da lei, promovendo a igualdade, a legitimidade e a confiança no sistema judiciário”, ressaltou Pimentel.
Juíza Daniela Bayma
Nascida em Formosa (GO), Daniela Bayma mudou-se para Sergipe em 2012. Desde então, atuou como juíza substituta em diversas comarcas do estado, incluindo Estância, Boquim, Cristinápolis, Gararu, Campo do Brito e Japaratuba, além de ter passado pelas Varas da Infância e Juventude, Criminais, do Júri, de Família e Cíveis da capital.
A magistrada também exerceu a função de juíza eleitoral nas comarcas de Campo do Brito (2016 e 2022) e de Umbaúba (2024). Em julho de 2024, assumiu a titularidade da Comarca de Itabaianinha, sendo removida por merecimento, em setembro do mesmo ano, para a Comarca de Umbaúba, onde atualmente exerce suas funções.
A juíza Daniela Bayma recordou que chegou a Sergipe acompanhada do filho recém-nascido e que, desde então, tornou-se sergipana de alma. “Me adaptei muito bem ao estilo de vida do Estado e admiro a qualidade de vida que encontrei aqui. Com muita facilidade, aprendi a amar Sergipe. Por isso, este título tem um valor especial e representa uma gratidão imensa ao povo que me acolheu. Sinto-me verdadeiramente acolhida e honrada com a homenagem que recebo hoje”, destacou.
Juiz Marcelo Gurgel
Natural de Natal (RN), Marcelo Gurgel ingressou na magistratura sergipana em 2004, aos 27 anos. Após atuar como juiz substituto, assumiu a titularidade da Comarca de Arauá, que também abrangia os municípios de Pedrinhas e Riachão do Dantas.
Dois anos depois, foi transferido para Gararu, onde permaneceu por mais dois anos. Em seguida, atuou por quatro anos em Campo do Brito e, posteriormente, por seis meses em Maruim. Foi então promovido para a Vara Criminal de Itabaiana, onde permaneceu por 12 anos — o período mais longo de sua carreira até agora. Atualmente, é titular do Juizado Especial de Nossa Senhora do Socorro.
Emocionado, o juiz Marcelo Gurgel ressaltou que, ao longo de sua trajetória em Sergipe, construiu memórias e laços que transformaram o estado em seu lar. “Este é um momento de grande alegria, pois já estou aqui há 21 anos. Fomos muito bem acolhidos. O povo sergipano tem um coração generoso, é acolhedor e afetuoso. Aqui formei minha família e encontrei, de fato, o meu lar. Sou muito feliz em Sergipe”, declarou.
Por Assessoria
Foto: Jadilson Simões/Alese