domingo, 14, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

PL de Luciano Pimentel incentiva identificação de sinais de doenças raras em alunos da rede de ensino de Sergipe

24 de julho de 2025
in Política
0
PL de Luciano Pimentel incentiva identificação de sinais de doenças raras em alunos da rede de ensino de Sergipe
Share on FacebookShare on Twitter

Os parlamentares sergipanos aprovaram, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 47/2025, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas). A proposta trata da promoção e do incentivo a ações de conscientização dos profissionais da educação quanto à identificação de sinais de doenças raras nos alunos das unidades de ensino do Estado.

No PL, o parlamentar destaca que o principal objetivo da propositura é integrar as áreas da saúde e da educação, considerando que o ambiente escolar é o local onde os estudantes passam boa parte do tempo e realizam atividades que testam suas capacidades motoras, cognitivas, auditivas, visuais, entre outras.

“Sabemos que os professores não são os profissionais capacitados para diagnosticar as doenças raras – este papel é dos médicos -, no entanto, devido ao alto grau de convivência com os alunos, são capazes de identificar os sinais e alertar os pais e responsáveis, auxiliando significativamente o encaminhamento às unidades de saúde e a realização do tratamento de forma ágil”, explica Luciano Pimentel.

Segundo o texto aprovado, para que os trabalhadores da educação estejam aptos a identificar esses sinais, deverão ser promovidos cursos, capacitações, treinamentos e eventos voltados às doenças raras nas instituições de ensino do Estado.

“Entendemos que ter os professores como aliados neste trabalho de identificação dos sinais pode salvar vidas e frear os efeitos das doenças, sendo essencial para o início do tratamento precoce das crianças, tendo em vista que essa é uma parte fundamental para o diagnóstico, tratamento e orientação aos pais e responsáveis”, frisa Pimentel na justificativa do projeto.

Doenças Raras

De acordo com o Ministério da Saúde, integram o grupo das doenças raras as anomalias congênitas, os erros inatos do metabolismo, os erros inatos da imunidade, as deficiências intelectuais, entre outras. A maioria dessas doenças possui algum tipo de componente genético.

Grande parte das doenças raras afeta crianças, embora possam surgir ao longo da infância ou mesmo na vida adulta. Entre os exemplos mais conhecidos estão a Distrofia Muscular de Duchenne, a Fibrose Cística e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Da Assessoria

Foto: Jadilson Simões /Alese

Notícias Relacionadas

Georgeo Passos critica número de vagas do concurso do magistério

Presidente da ALESE recebe comissão da UNIT e é convidado para o 22º CONADI

Marcos Oliveira critica déficit na educação e alerta para impactos na previdência estadual

Vereadores de São Cristóvão aprovam contas do Município referentes aos anos de 2021 e 2022

Deputado Luciano Pimentel representa Sergipe em Fórum de Legisladores na China

Cristiano Cavalcante reforça defesa da saúde mental de sergipanos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato