A deputada federal Yandra Moura obteve vitória na Justiça em uma ação movida contra a disseminação de uma fake news ocorrida durante o período eleitoral de 2024. A decisão, além de atestar que a parlamentar foi vítima de informações falsas, também teve um desfecho solidário: a indenização foi convertida em cestas básicas doadas à instituição Oratório de Bebé, em Aracaju.
A ação foi motivada por um vídeo ofensivo que circulou em grupos de WhatsApp em julho de 2024, quando Yandra era pré-candidata à Prefeitura de Aracaju. No processo, ficou comprovado que o conteúdo divulgado tinha caráter difamatório e foi usado com o intuito de manchar a imagem da deputada.
“A verdade prevaleceu. Sempre acreditei na justiça e na força do trabalho limpo, feito com responsabilidade e respeito. Essa vitória não é só minha, é de todos que lutam contra a desinformação e pela ética na política”, afirmou Yandra Moura.
A decisão judicial caracteriza uma vitória no enfrentamento às fake news, especialmente em contextos eleitorais, onde boatos e ataques infundados aparecem em grande escala com o objetivo de comprometer o processo democrático.