quinta-feira, 26, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Projeto de Lei de Nitinho cria a política nacional de saúde mental nas escolas públicas

26 de junho de 2025
in Política
0
Projeto de Lei de Nitinho cria a política nacional de saúde mental nas escolas públicas
Share on FacebookShare on Twitter

Brasil registrou, somente em 2023, 33% em casos de sofrimento emocional, ansiedade, irritabilidade e depressão. Segundo o MEC, o pais teve 35% de acréscimo em casos de automutilação entre estudantes nos últimos quatro anos

O deputado federal Nitinho Vitale (PSD-SE) protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2139/2025, que propõe a criação de uma Política Nacional de Saúde Mental na Educação Básica Pública.

“A medida tem como objetivo garantir acolhimento psicológico, formação de professores, campanhas de prevenção e equipes multidisciplinares em escolas da rede pública em todo o país”, defende o autor.

A proposta surge diante do aumento expressivo de casos de ansiedade, depressão e automutilação entre estudantes e profissionais da educação.

“A saúde mental nas escolas é uma urgência invisível. Precisamos agir com responsabilidade, empatia e estrutura. É impossível falar em qualidade de ensino sem falar em equilíbrio emocional”, afirma o parlamentar.

Estatísticas

O parlamentar informa que, de acordo com dados do Unicef e IBGE (2023), cerca de 33% dos adolescentes brasileiros relatam sintomas frequentes de sofrimento emocional, como tristeza, ansiedade e irritabilidade.

“O Ministério da Saúde também apontou um crescimento de mais de 35% nos casos de automutilação entre jovens nos últimos quatro anos”, preocupa-se o deputado.

Além dos alunos, professores também estão entre os mais afetados. Um levantamento da Associação Brasileira de Psicologia Escolar (ABRAPEE) mostra que mais de 70% dos docentes da rede pública relatam sinais de burnout, sobrecarga emocional e ausência de suporte psicológico.

O PL prevê a criação de equipes com psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas; formação continuada de professores em saúde emocional; protocolos de escuta qualificada e acolhimento; parcerias entre saúde e educação para atendimento especializado; campanhas preventivas contra bullying, automutilação e violência emocional.

Tramitação

O projeto aguarda relatoria na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados. Em seguida, seguirá para a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão de Constituição e Justiça (CCJC).

O gabinete do deputado já articula apoio junto a frentes parlamentares ligadas à saúde, à infância e à educação.

“Não podemos mais negligenciar o sofrimento silencioso que habita nossos espaços escolares”, alertou Nitinho.

Por Eliz Moura

Notícias Relacionadas

Prefeito de Propriá, Luciano recebe visita do senador Laércio Oliveira

Kitty Lima denuncia venda ilegal de fogos de artifício e cobra fiscalização

Deputado faz apelo para melhorias em rodovia entre Neopólis e Japoatã

Deputado faz apelo à Prefeitura de Aracaju pela não remoção Food Trucks na Orla de Atalaia

Marcelo Sobral comenta avanços em obras da Iguá e festejos no Sertão

Fogos: “O que é uma diversão para alguns, é sofrimento para muita gente”, diz Breno Garibalde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato