A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) denunciou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (19), os problemas da rede pública de pediatria. Ela cobrou dos gestores mais sensibilidade em relação às necessidades das crianças que são atendidas pelo SUS.
Sheyla compartilhou em plenário o caso de um garoto que precisa fazer uma cirurgia renal no Hospital Universitário, mas aguarda liberação da Secretaria Municipal da Saúde.
“Estou falando de um bebê de um ano de idade que está desde o dia 15 de julho esperando a chave da SMS para conseguir fazer a cirurgia renal”, apontou a vereadora, que relatou ainda dificuldades em obter informações sobre a aplicação das emendas parlamentares destinadas pelo Legislativo aracajuano de quase R$ 8 milhões para o HU.
No Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), pacientes que precisam realizar a biópsia para confirmação do diagnóstico de câncer também esperam sem perspectivas. “Felipe tem 11 anos e está há sessenta dias internado com problema renal, mas não consegue fazer a biópsia. A resposta do hospital é que não tem material, nem previsão de quando vai chegar. E além dele, tem pelo menos mais três pacientes na mesma situação”, detalhou.
Sheyla destacou que a situação é desesperadora para os pacientes, mas também complicada para os profissionais de saúde que ficam de mãos atadas sem conseguir prestar uma assistência com a excelência que desejam. “A gente espera que algo seja feito com urgência porque o câncer não espera”, concluiu.
Comunicação Sheyla Galba