A Escola Municipal de Ensino Fundamental Izidoria Mendes Cruz foi a primeira unidade da rede pública a ser contemplada com parte de um total de 3 mil tablets destinados à modernização do ensino na cidade. Nesta quarta-feira (17), a escola recebeu 180 tablets, marcando o início de um importante esforço da Prefeitura de São Cristóvão para promover a inclusão digital e aprimorar o processo pedagógico em todas as escolas da rede, por meio do programa “Alfabetizar Pra Valer”.
A secretária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, ressaltou a importância da inovação no ensino e reforçou o compromisso da gestão com a modernização educacional. “A Emef Izidoria Mendes foi pioneira no recebimento dos tablets, e já havia recebido a tela interativa, ou lousa digital, graças ao recurso do Programa Alfabetizar Pra Valer, que nos deu a oportunidade de realizar essa compra. Os tablets não serão levados para casa, para evitar que os alunos se viciem em telas ou acessem conteúdos que não contribuam para a aprendizagem. Este recurso será utilizado de forma planejada para enriquecer o processo de ensino. Em breve, toda a rede estará equipada, fortalecendo o nosso decreto de inclusão digital na educação municipal”, explicou a secretária.
Deise Barroso, secretária da Semed
O gestor da escola, Eduardo César Santos, destacou o impacto positivo da chegada dos novos equipamentos. “Este é mais um momento de grande alegria para toda a escola. Já recebemos a tela interativa, e agora os tablets. Essa conquista é mérito da gestão municipal, refletindo os resultados positivos que alcançamos nos últimos anos, como a primeira colocação no IDEB. As ações da Prefeitura mostram por que somos uma Cidade Mãe Educadora, e a população, especialmente os jovens, só têm a ganhar”, afirmou.
Eduardo César Santos, gestor da escola
A professora do quinto ano, Mileisy Lima, também fez questão de expressar sua gratidão e reconhecimento pela gestão. “Gratidão não tem prazo de validade, e a administração tem demonstrado em cada detalhe o cuidado com o povo sancristovense. Quero agradecer pela administração plena, pelo comprometimento com todos os alunos, desde a alimentação de qualidade até a estrutura física das escolas. Hoje, meus alunos estão preparados para as avaliações estaduais e nacionais, graças ao empenho da gestão, o que com certeza refletirá no futuro brilhante de cada um deles”, destacou.
Mileisy Lima, professora
O ponto alto do evento foi o discurso emocionado do aluno Pedro Henrique, de 11 anos, que agradeceu diante de todos a entrega dos tablets. “A gestão está entregando mais do que tecnologia, está deixando um legado muito importante, que é o de ter as melhores escolas da cidade”, exclamou o aluno.
Pedro Henrique, estudante do 5º ano
Comovido, o prefeito Marcos Santana finalizou o evento destacando o valor do investimento em educação para o futuro das crianças. “Estamos entregando tecnologia, no intuito de preparar a nova geração de sancristovenses para um futuro promissor. Vocês estão sendo capacitados para serem o que quiserem quando crescerem, com autonomia, conhecimento e independência. Nosso compromisso é deixar um legado que transforme a educação e a vida de cada estudante da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Marcos Santana, prefeito
Por Carla Mesquita
Fotos: Heitor Xavier