sexta-feira, 17, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agro

20 de setembro de 2024
in Municípios
0
Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agro
Share on FacebookShare on Twitter

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), apoia e participa da Expo Glória 2024, feira agropecuária tradicional da região do alto sertão sergipano. O evento acontece no período de 19 a 22 de setembro, no Parque de Exposições “Cidade do Leite”. O evento é organizado pela Cooperativa Sertaneja do Agronegócio (Coopesea) em parceria com a prefeitura local. O município de Nossa Senhora da Glória é conhecido como a ‘Capital do Leite’, por abrigar o maior número de laticínios e beneficiadoras de leite como também grande rebanho leiteiro.

O secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva, destaca que o evento é muito representativo para o agronegócio. “Essa é uma feira multieventos, logicamente com foco maior no leite, onde haverá palestras, estandes para venda de equipamentos, de insumos e prestação de serviços, leilão e torneio leiteiro. Então, o Governo do Estado não poderia se furtar de estar participando”.

O Governo de Sergipe é patrocinador do evento e estará com estande permanente durante todos os dias da Expo Glória. O espaço tem as presenças da Secretária de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Durante a programação oficial da Expo Glória, o governador Fábio Mitidieri assinará ordem de serviço para contratação da empresa que fará o estudo e projeto para implantação da Adutora do Leite.

De acordo com o presidente da Coopsea, Sidcley Teles Costa, a expectativa é superar o número de visitantes e volume de negócios do ano anterior. “Desta quinta-feira até domingo, a agropecuária sergipana está representada aqui na Expo Glória. Nossa experiência é superar os 30 milhões em negócios feitos no evento do ano passado. Este ano estamos com o dobro de empresas participando e mais de 500 animais, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Entre as principais atrações estão o torneio leiteiro e o leilão das principais raças”, detalhou.

Fortalecimento agropecuário

Entre os incentivos do Governo de Sergipe para o setor agropecuário, relacionados à Secretaria de Estado da Agricultura estão o melhoramento genético do rebanho bovino, ovino e caprino; a realização da vacinação gratuita do rebanho da agricultura familiar contra brucelose e clostridiose.

Ainda nesta área da sanidade animal, Sergipe conquistou status de estado livre da febre aftosa sem vacinação; atua fortemente visando a segurança alimentar, inspecionando laticínios, abatedouros de bovinos e indústrias de beneficiamento de carne; viabilizou a melhoria da alimentação do rebanho, com distribuiu 321 toneladas de sementes certificadas de milho e distribuição de 648 mil raquetes de palma forrageira.

O governo tem ainda realizado o Programa do Leite (PAA-leite) que ajuda no escoamento da produção e na segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Em menos de um ano, o Governo do Estado destinou, por meio do Banese, R$ 90 milhões em crédito para investimentos e custeio na pecuária. Precisamos incentivar ainda mais nossa bacia leiteira que já é bastante representativa no Brasil, é a segunda do Nordeste e a gente tem que estar aqui junto com o produtor e com a cooperativa participando, fomentando ainda mais as atividades produtivas”, pontuou o secretário estadual da agricultura.

Produção leiteira 

Sergipe aparece como destaque nacional quanto à aquisição e industrialização de leite. No primeiro trimestre de 2024, o estado chegou a 118.399 milhões de litros, uma alta de 6% em relação ao primeiro trimestre de 2023. Durante o ano de 2023, Sergipe chegou a produzir 435.577 milhões de litros, um crescimento de 50 milhões de litros em relação a 2022. De acordo com a diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, a tendência é de que o resultado do ano de 2024 continue em alta, chegando a percentuais entre 9% a 10% maior que o ano passado.

Com esse resultado positivo no primeiro trimestre, Sergipe continua se posicionando como o 2º estado do Nordeste em relação à aquisição e industrialização de leite cru, atrás apenas da Bahia, com 149.145 milhões de litros, e o 10º lugar no ranking nacional. Os dados levam em consideração a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos, sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal).

O leite produzido em Sergipe cresceu em produção e produtividade. A estimativa do último Censo Agropecuário é de que o estado tem 18 mil produtores de leite, com maior concentração no alto sertão. É nessa região que se concentra a maior produtividade, com uma média de 3.960 litros/vaca/ano, maior que a média estadual que é 2.336 litros de litros/vaca/ano e quase três vezes maior que a média nacional que é de 1.343 litros/vaca/ano.

Ascom Seagri

Notícias Relacionadas

Governo de Sergipe atende mais de 300 pessoas no Mutirão do Emprego na Barra dos Coqueiros

Prefeitura de Laranjeiras implanta call center exclusivo para manutenção da iluminação pública

Prefeitura de Socorro decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira, 20

Prefeitura de Itabaiana vai inaugurar quatro importantes obras, na cidade e povoados

MPF defende que desapropriação em Barra dos Coqueiros deve tramitar na Justiça Federal

OAB/SE determina intervenção em ação civil pública para proteger capela histórica na Praia do Saco

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato