O momento ficou marcado como a última cerimônia antes da reforma do QCG
Ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe, a Solenidade de Entrega de Medalhas de Mérito Policial Militar e de Tempo de Serviço. A cerimônia honrou policiais militares que se destacaram por seu comprometimento, coragem e dedicação ao serviço.
O evento contou com a presença do comandante-geral da corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, dos comandantes dos Grandes Comandos Operacionais e Chefes das Seções do Estado Maior Geral, além do subcomandante, coronel Carlos Rolemberg, familiares e amigos dos homenageados. Durante a solenidade, foram entregues medalhas de Mérito Policial Militar e de Tempo de Serviço, 10, 20 e 30 anos, que simbolizam a honraria e a gratidão da instituição militar do Estado de Sergipe para com aqueles que diariamente se empenham na segurança da população.
As condecorações reconhecem, respectivamente, a dedicação e a longevidade no serviço público militar. O reconhecimento dos atos de superação e de serviço de cada policial homenageado foram o destaque do evento, proporcionando momentos de celebração e emoção. Cinco policiais militares da Bahia também foram agraciados com a Medalha de Mérito Policial Militar, pelos relevantes serviços prestados em operações conjuntas com a PM sergipana.
O coronel Alexsandro Ribeiro manifestou sua satisfação com a realização da solenidade que, além de homenagear militares, ficou marcada como a última cerimônia antes da reforma e ampliação do QCG. “Hoje é um dia especial, pois estamos vivenciando uma manhã histórica para todos nós que fazemos a Polícia Militar do Estado de Sergipe. Praticamente depois de 100 anos, nós estamos deixando o nosso imponente Quartel do Comando Geral, que passará por reformas para melhor atender nossos policiais militares e a nossa população de uma forma geral. A partir da próxima semana, algumas seções serão alocadas para sede provisória, que funcionará no prédio da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), situada no Bairro Santo Antônio. Dessa maneira, eu jamais poderia deixar de enaltecer a simbologia que o QCG representa para todos nós policiais militares. Aqui nós vivenciamos experiências, momentos de alegria e de congraçamento. O nosso QCG representará sempre o coração da nossa briosa Polícia Militar do Estado do Sergipe”.
Na oportunidade, o comandante-geral ainda ressaltou a importância do serviço administrativo. “Eu costumo dizer que a atividade meio é tão importante quanto a atividade fim. A rigor, não existe avanço operacional no enfretamento a criminalidade sem planejamento estratégico, sem apoio logístico, sem a qualificação administrativa da nossa tropa. Então, os senhores são dignos dessa merecida homenagem, em que celebramos a dedicação e o profissionalismo dos nossos policiais”.
No momento final do discurso, o coronel Ribeiro aproveitou para informar a tropa sobre os avanços da corporação e os expressivos resultados operacionais durante os últimos 16 meses. Nesse período foram apreendidas 1.024 armas de fogo; 822 Mandados de Prisão foram cumpridos; 1,7 mil suspeitos foram presos por tráfico de drogas; e cerca de 4,3 toneladas de drogas foram apreendidas em todo o estado. Os esforços coletivos alçaram o Estado de Sergipe como o mais seguro do Nordeste.
Entre os avanços da atual gestão, se destacam: a extensão da Progressão por Tempo de Serviço (PTS) para subtenentes e capitães do Quadro Administrativo e tenentes-coronéis; investimentos em cursos promovidos pela PMSE na ordem de 1.4 milhão; construção do Centro de Lutas; aumento do valor do ticket alimentação; reforma do QCG e mudança para a Fanese; novas sedes para unidades operacionais; nova identidade visual e renovação da frota de viaturas; criação do Programa Avançar e a implementação da uma comissão para tratar da reestruturação da carreira policial militar.
Desde o início da gestão do coronel Ribeiro, em janeiro de 2023, as frequentes Solenidades de Entrega de Medalhas têm prestigiado os valorosos policiais militares da Polícia Militar de Sergipe, com a entrega de mais de 1200 medalhas, um marco de reconhecimento e valorização do esforço daqueles que se dedicam à proteção e ao bem-estar do povo sergipano.
Fonte: Ascom PM