sexta-feira, 24, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Municípios

Em parceria com outras instituições, TRE-SE lança Pacto Contra a Desinformação para transparência e integridade das eleições municipais

8 de abril de 2024
in Municípios
0
Em parceria com outras instituições, TRE-SE lança Pacto Contra a Desinformação para transparência e integridade das eleições municipais
Share on FacebookShare on Twitter

Em uma iniciativa pioneira e marcante, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em parceria com várias instituições, lançou, no dia 6 de abril, uma significativa campanha de combate à desinformação. Este dia não foi escolhido ao acaso, pois simbolizou a contagem regressiva de seis meses para as eleições municipais de 2024. Tal marco representa um momento crucial para a democracia sergipana, voltando as atenções da sociedade para a preservação da integridade e da transparência do processo eleitoral que se avizinha.

Sergipe, conhecido pela sua rica diversidade cultural, enfrenta agora o desafio de combater a desinformação – um problema que tem se intensificado em um mundo cada vez mais conectado. A desinformação ameaça não apenas a integridade das eleições, mas a própria essência da democracia, disseminando-se rapidamente pelas redes sociais e outros meios de comunicação.

O Pacto Contra a Desinformação é uma colaboração entre o TRE-SE, o Ministério Público da União, o Ministério Público de Sergipe, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, a Polícia Federal, a Associação dos Magistrados de Sergipe, a Procuradoria-Geral do Estado, a Defensoria Pública de Sergipe, a Defensoria Pública da União e a rede Xodó de rádio. Essa coalizão inédita simboliza um compromisso conjunto na promoção de valores como democracia, verdade, legitimidade e transparência.

A campanha, entre outras finalidades, busca conscientizar a população e orientar que busquem informações na página oficial de checagens “Fato ou Boato”, criada exclusivamente para esclarecer dúvidas e desmentir informações falsas que circulam entre os eleitores. A iniciativa encoraja os cidadãos a se informarem corretamente, questionarem e, sobretudo, verificarem a veracidade das notícias antes de compartilhá-las.

“Você também faz parte dessa luta”, destaca o vídeo de lançamento da campanha, apelando para a responsabilidade individual na disseminação de informações. A participação ativa da sociedade é considerada fundamental para o sucesso do pacto, contribuindo para um processo eleitoral limpo e transparente.

Com a aproximação das eleições municipais, Sergipe mostra-se pioneiro na adoção de medidas proativas contra a desinformação, estabelecendo um modelo de cooperação e de vigilância que poderá inspirar outras regiões do país.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de São Cristóvão lança edital de Bolsas para Mestres e Mestras das Culturas Tradicionais ...

Prefeitura de Estância entrega revitalização da USF Luiz Carlos Paixão do Nascimento

Prefeitura de Siriri reinaugura UBS no povoado Fazendinha e amplia acesso à saúde

Projetos de lei do Executivo aprovados na Câmara de Vereadores garantem piso a servidores e atualiza...

Justiça homologa acordo de regularização ambiental na Praia do Saco em Estância

Prefeitura de Socorro lança programa de financiamento habitacional com até R$110 mil de subsídio

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato