segunda-feira, 29, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Senador Laércio Oliveira vota a favor da Lei de Cotas

30 de outubro de 2023
in Política
0
Senador Laércio Oliveira vota a favor da Lei de Cotas
Share on FacebookShare on Twitter

Emenda que estabelecia critério sócio econômico para 50% das vagas foi rejeitada por maioria dos votos

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) explicou os motivos que o levaram a votar pela aprovação da emenda 08 ao Projeto de Lei 5.384/2020, que reformula e amplia o sistema de cotas no ensino federal. A emenda previa a reserva de 50% das vagas para cursos de graduação em instituições federais de educação superior, para estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Segundo o parlamentar, em nenhum momento ele foi contra o sistema de cotas no país, inclusive ele votou a favor das mudanças estabelecidas no PL. O que se discutiu na emenda foi o critério sócio-econômico. Na prática, seria uma forma de ampliar ainda mais o acesso das pessoas de baixa renda às universidades públicas federais e contribuir para a promoção da equidade, diversidade e representatividade, combate à desigualdade social e fortalecimento das ações afirmativas.

Com o critério social, não apenas pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, teriam esse direito. “Com renda até 1,5 salário mínimo, todos àqueles que se enquadrassem seriam beneficiados, além das pessoas que hoje já são contempladas com o sistema de cotas. Temos um problema muito sério de desigualdade social no país e essas pessoas precisam ter um olhar diferenciado”, explicou Laércio.

Com a rejeição do requerimento, o Projeto de Lei 5.384/2020 continuou em pauta e foi aprovado por aclamação, inclusive com o voto favorável do Senador Laércio Oliveira.

Mudanças

O PL prevê que, entre outras mudanças, os candidatos cotistas passarão a concorrer também nas vagas gerais, e apenas se não conseguirem nota para ingresso concorrerão às vagas reservadas. Caso o projeto vire lei, os quilombolas também serão beneficiados.

Uma das mudanças define que 50% das vagas de ingresso nos cursos de graduação serão destinadas a estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo. Atualmente, o teto de renda para se beneficiar da reserva é de um salário mínimo e meio.

O texto segue agora para sanção presidencial.

Notícias Relacionadas

Danielle destaca coragem, união e trajetória ao lado de Alessandro em evento no Iate Clube

Deputado federal Thiago de Joaldo reúne garis e reforça apoio ao piso salarial de R$ 3 mil

Requerimento de autoria de Elber que cobra informações sobre permissões e concessões de espaços públ...

André ressalta importância de decisão histórica do STF sobre igualdade salarial 

Implantada por Eduardo Amorim, UTQ do Huse se tornou referência no Nordeste

Projeto de Yandra Moura abre portas para o primeiro emprego jovem

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato