segunda-feira, 22, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Saúde leva diversos serviços à 9ª edição do ‘Sergipe é aqui’ e população de Itaporanga aproveita

11 de agosto de 2023
in Saúde
0
Saúde leva diversos serviços à 9ª edição do ‘Sergipe é aqui’ e população de Itaporanga aproveita
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da 9ª edição do ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu nesta quinta-feira, 10, na praça de eventos, no município de Itaporanga D’Ajuda, no leste do estado. Estiveram presentes as Carretas do Homem e da Mulher, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, o estande do Opera Sergipe, para pacientes já regulados, além de avaliação odontológica, por meio do projeto ‘Sorrir Sergipe’.

Os moradores de Itaporanga D’ Ajuda já regulados, puderam realizar o cadastro no Opera Sergipe, programa do Governo do Estado, que tem o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias, proporcionando mais cuidado e assistência aos sergipanos, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média e alta complexidade, nos 75 municípios. 

Para a pedagoga Miracelli, de 31 anos, que está na fila de espera há um ano, o Opera Sergipe é uma oportunidade de realizar a tão aguardada laqueadura. “Eu tenho duas filhas e resolvi fazer a laqueadura por ter passado por alguns problemas no período do parto. Esse projeto está dando andamento nas cirurgias eletivas para quem precisa. E só agora estou tendo a oportunidade, só tenho a agradecer”, falou Miracelle.

Carretas do Homem e da Mulher

As carretas do Homem e da Mulher ofereceram à população de Itaporanga, exames de ultrassom, consultas com urologista, clínico geral e exames de citologia.  

A dona de casa, Bárbara Dias, aprovou os serviços da SES e ficou animada com a possibilidade de fazer alguns exames. “Eu ouvi pela rádio e resolvi tirar um dia para cuidar da minha saúde, já fiz minha consulta com a ginecologista, que foi muito atenciosa comigo, me deixou confortável. Agora que recebi o resultado estou muito feliz e tranquila em saber que estou saudável”, disse.  

Além das consultas, a Saúde disponibilizou avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca, por meio do projeto ‘Sorrir Sergipe’. A chefe de cozinha Maria Marilene, de 52 anos, comemorou a ação itinerante do Governo do Estado. “Eu estou aqui para fazer uma consulta com o dentista e também um exame de lâmina. A população de Itaporanga é carente de médicos, mas com esse programa a gente consegue fazer várias consultas em um lugar só. Estou muito satisfeita com esta ação voltada para a população”, enfatizou Marilene.

Testes rápidos

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ ofertou testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais para uma média de 100 pessoas. 

José Ataniel de 42 anos aproveitou a ação itinerante para fazer as testagens disponíveis na Unidade Móvel.  “Essa é a primeira vez que estou fazendo os testes. Antes era muito complicado para ter acesso, mas com esse projeto do Governo, facilita para a gente que não tem como ir à capital realizar esses testes que são simples e rápidos, mas que fazem toda a diferença para a nossa saúde”, disse.

Para incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) fez ações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea. 

Já o Laboratório Central de Sergipe (Lacen), ofereceu exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e HIV. O Programa de Proteção à Gestante (Protege) também  esteve presente com orientações e coleta de exames às gestantes.

Fonte: SES

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato