terça-feira, 23, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Política

Moradia digna: Breno Garibalde pede assistência técnica para famílias vulneráveis

9 de agosto de 2023
in Política
0
Moradia digna: Breno Garibalde pede assistência técnica para famílias vulneráveis
Share on FacebookShare on Twitter

Em pronunciamento no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 8, o vereador Breno Garibalde (União Brasil) falou sobre a importância da Lei de Athis (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social) para auxiliar a população de baixa renda. A lei busca assegurar que famílias que recebam até três salários mínimos recebam assistência técnica pública e gratuita para a elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras ou reformas, em suas casas.

“Ainda no recesso, o CAU Brasil esteve aqui em Aracaju trazendo esse tema, destacando a importância dessa lei federal, que existe desde 2008. Infelizmente são poucas capitais onde a lei é aplicada. Salvador é uma delas, lá existe um escritório de arquitetura público, que presta serviço de assistência técnica para as comunidades, e a gente precisa trazer isso para o município de Aracaju. Muita gente acha que arquitetura é coisa de luxo, e não é. Arquitetura também é essencial para garantir saúde pública”, declara o parlamentar.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que, para cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo. “Esse é um dado muito relevante! A gente precisa pensar no saneamento básico. Aracaju é uma capital pequena que ainda tem muito problema nessa área. A gente anda nas periferias e vê diariamente vários bairros com esgoto a céu aberto e com problemas no abastecimento de água. Estamos em 2023 e esse tipo de situação não faz sentido! Precisamos entender que saneamento básico é saúde pública”, enfatiza o vereador.

Ainda segundo Breno, é de extrema importância que essa Lei seja aplicada em Aracaju. “É preciso trazer essa responsabilidade para o município, dar assistência técnica, trazer gente capacitada para ajudar a população numa reforma básica. Inclusive, um levantamento realizado com base em dados do IBGE revelou que cerca de 21.900 sergipanos não têm banheiro em casa. Isso é muito grave! Vamos ficar fechando os olhos para isso até quando? Em muitas comunidades da periferia da cidade o que se vê são casas sem estrutura nenhuma, cheia de mofo nas paredes, com esgoto a céu aberto, sem um piso e nem um telhado adequado. Moradia é direito e a gente precisa lutar por isso”, afirma.


Em sua fala, Breno trouxe um apelo à Prefeitura de Aracaju e à Emurb sobre a necessidade de investir em um escritório público de arquitetura. “Temos também a grande questão dos prédios do centro da cidade, muitos imóveis estão abandonados. Precisamos trazer moradia para o centro onde já temos infraestrutura de saúde, de educação e de transporte. Infelizmente tem muita casa sem gente e muita gente sem casa”.


Patrimônio histórico

O vereador destacou ainda a atual situação dos patrimônios históricos da capital sergipana. “Vivemos uma crise nesse sentido, parece que Aracaju não tem história. Precisamos enxergar o patrimônio como política pública, inclusive semana passada mais uma casa histórica foi demolida aqui no bairro São José e infelizmente o município segue não tendo um órgão que avalie se aquele imóvel teve um processo histórico significativo para a nossa cidade, basta comprar e demolir. Aracaju tem muita área para construir, não precisamos demolir a nossa história”, conclui o parlamentar.

por Nayana Araujo

Notícias Relacionadas

Márcio Macêdo anuncia R$ 30 milhões para obras em Aracaju

Delegada Katarina apresenta projeto para regulamentar disputas territoriais entre municípios

Jeferson Andrade destaca papel do Senador Alessandro Vieira na rejeição da PEC da blindagem

Vereadora Thannata da Equoterapia promove Audiência Pública sobre cortes no BPC e impactos nas pesso...

Levi Oliveira prestigia a 43° edição da Corrida do Jegue em Itabi e ressalta valorização das tradiçõ...

Ato contra blindagem e anistia tem a participação da vereadora Sonia Meire

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato