terça-feira, 23, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Saúde

Huse destaca importância do oncologista na luta contra o câncer 

10 de julho de 2023
in Saúde
0
Huse destaca importância do oncologista na luta contra o câncer 
Share on FacebookShare on Twitter

O especialista atua no planejamento e coordenação do tratamento oncológico em conjunto com outros profissionais da área 

No último domingo, 9, foi comemorado o Dia do Oncologista, médico especialista preparado para fazer todo o acompanhamento de um paciente com câncer, desde o diagnóstico, tratamento e os cuidados de prevenção. O oncologista é o médico que planeja e coordena o tratamento oncológico em conjunto com outras especialidades como a radioterapia e a cirurgia oncológica. 

Segundo o responsável técnico da oncologia clínica do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Gabriel Passos, a data é importante para alertar a população sobre a crescente incidência do câncer e sobre a importância de se buscar o profissional indicado para o correto tratamento da doença.      

“O oncologista é importante, pois organiza e estrutura um plano de ação para o tratamento do câncer. É o responsável pela indicação de tratamentos como a quimioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia, fazendo o acompanhamento no momento da infusão e o manejo de suas toxicidades”, destacou. 

Além das questões técnicas da definição do tratamento mais adequado, o oncologista lida com pacientes e familiares em situações de fragilidade, com angústias e medos decorrentes de um diagnóstico de câncer.  

“É, portanto, o profissional chave no acolhimento desses pacientes e suas famílias. Ao mesmo tempo, também tem que lidar com a própria angústia e frustração quando não são atingidos os resultados pretendidos, sendo uma das áreas da medicina que apresenta altos índices de Burnout”, afirmou Gabriel. 

Serviço de Oncologia do Huse

O setor de Oncologia do Huse faz atendimentos em consultório, onde avalia a história clínica do paciente, checa e solicita exames para determinar o estágio da doença e define o planejamento do tratamento, com prescrição de quimioterapia e/ou hormonioterapia, conforme a indicação do caso baseada em critérios técnicos.  

“O oncologista também faz a interligação com outras especialidades, coordenando tratamentos em conjunto com a radioterapia e a cirurgia oncológica. Além disso, faz o acompanhamento em consultas de pacientes que já finalizaram o tratamento, a vigilância quanto ao risco de recidiva, além de orientar sobre exames de rastreamento e prevenção”, complementou o médico.

A aposentada Zenaide da Silva Lima, 68 anos, foi diagnosticada com um câncer de cólon em estágio 3 e já se encaminha para a fase final de tratamento. “Graças a Deus é o meu último ano de acompanhamento e no próximo ano receberei alta. Só tenho a agradecer a Deus, primeiramente, e depois a todos os profissionais do Huse, inclusive os médicos que me acompanharam durante esses últimos quatro anos”, disse ela após receber a notícia de que seu tratamento chegou à etapa final.

Prevenção à doença

A prevenção do câncer consiste em medidas de hábitos saudáveis de vida e na realização de exames de rastreamento, quando indicados. Em relação a hábitos de vida, o médico indica uma alimentação balanceada, incluindo frutas, vegetais, fibras e evitando alimentos processados.  

“Além disso, cigarro e bebidas alcoólicas devem ser evitados. O cigarro já é sabidamente reconhecido como principal causa de morte evitável no mundo e a bebida alcoólica, com dados também mostrando sua relação com aumento de risco de câncer de mama e de intestino, além de cavidade oral, orofaringe e esôfago”, afirmou o oncologista Gabriel Passos.  

Em relação a exames de rastreamento para a população em geral, a partir dos 45 anos a colonoscopia é recomendada para o rastreamento de neoplasias colorretais e para as mulheres a partir dos 40 anos a mamografia e a ultrassonografia das mamas são recomendadas como forma de diagnóstico precoce do câncer de mama. 

“Além disso, o acompanhamento ginecológico é recomendado para todas as mulheres com o exame do Papanicolau e a vacinação contra o HPV, estratégias já bem estabelecidas para reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de colo de útero. Para os pacientes com alta carga de fumo também há a indicação de rastreamento do câncer de pulmão com a realização de tomografia de tórax de baixa dose”, finalizou o oncologista.

Notícias Relacionadas

II Seminário Estadual qualifica profissionais da Atenção Primária para prevenção e cuidado da Doença...

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Teste rápido pode prever risco de Alzheimer décadas antes dos sintomas

Teste genético para câncer de mama será incorporado ao SUS; Dra. Paula Saab explica

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

Prefeitura de Aracaju inicia ciclo de plenárias da 13ª Conferência Local de Saúde

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato