O deputado federal João Daniel (PT) se reuniu na última quarta-feira, 15, com a ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade e sua equipe, formada pelo secretário-executivo do ministério, Swedenberger Barbosa, e o seu assessor Chico D’Ângelo.
Entre os pontos do diálogo, foi tratada principalmente a necessidade de criação de um grupo de trabalho para se debater a questão dos agrotóxicos no Brasil. “Esse grupo já foi debatido com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e tem por intuito incluir os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, do meio Ambiente e das Relações Institucionais”, destacou o deputado.
Segundo Daniel, o objetivo é que o atual governo do presidente Lula possa elevar a discussão que esteve esquecida durante os governos dos ex-presidentes Bolsonaro e Temer. “Passamos dois governos de desastre na área ambiental e uma das maiores consequências disso foi o ataque direto à saúde das pessoas com o uso indiscriminado de agrotóxicos”, disse.
A ideia do deputado é a de que o grupo de trabalho integre os ministérios na discussão, ouvindo também os movimentos sociais. “Queremos discutir a importância da alimentação saudável, de uma mesa com comidas que não tragam cânceres e demais doenças para a nossa população”, finalizou.
Saúde Pública
A pauta da reunião também contou com diálogos sobre as problemáticas que envolvem a Saúde Pública no Brasil e em Sergipe, além da importância da retomada e do reforço do SUS, dos programas de saúde para formação e capacitação de agentes populares e da importância dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias para o povo brasileiro.
Ascom João Daniel