A Lei 5.445/2022, inclusa no Calendário do Município, é de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que estabelece a data 6 de dezembro o “Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres”. Com a proximidade da data, a vereadora destacou na Tribuna do Legislativo a importância de políticas públicas nesse sentido.
“Está pertinho do dia. Por isso, é válido destacar. Aliás, esta pauta/bandeira deve ser abordada e defendida por todos nós independente da data. É o nosso dever. Este projeto, agora Lei tem uma importância simbólica e didática. É sempre uma alegria quando vemos nossas proposituras se tornando Leis”, pontuou.
Em seu discurso, a líder da oposição na Casa explicou um pouco de como funcionará, na prática, a Lei. “A proposta é que fique sob responsabilidade da secretaria municipal de educação em pareceria com outras secretarias e órgãos públicos e privados (que atuam na área de proteção da mulher) a mobilização de atividades voltadas para ações de combate e conscientização dos homens sobre atitudes que contribuam para perpetuação de formas de violências pelas quais as mulheres são submetidas em nossa sociedade. Seja por meio de palestras, divulgações, enfim, mobilizar os homens e estabelecer isso como meta. A violência contra a mulher jamais vai acabar se nos distanciarmos. Se não cuidarmos dos agressores”, concluiu.
por Andrea Lima