Após a sessão plenária de ontem (18) da Câmara de Vereadores de Rosário do Catete, um jornal e redes sociais noticiaram “críticas” que os vereadores da oposição fizeram com base na divulgação do vídeo de 100 dias de gestão. O que nos causa espanto e admiração é o fato de que as informações contidas no vídeo expressam as atividades do governo municipal nos cem primeiros dias. Isto, levando-se em conta o estado precário que a máquina administrativa se encontrava após 4 anos de descaso. Mesmo assim, esses vereadores acreditam que os serviços deixam a desejar.
Sem meias palavras é preciso perceber que muito tem sido feito em favor da população rosarense. No social, a mais recente atividade foi a entrega de kits da Semana Santa. Desta ação, ainda é possível ouvir pelas ruas da cidade os notáveis elogios pela atenção e organização do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem feito um brilhante trabalho através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos e grupo de idosos.
Na segurança, já é possível perceber um novo olhar sob nossa briosa Guarda Municipal que tem trabalhado em parceria com a Polícia Militar de nosso estado e restabelecido a segurança em nossa cidade. A mais recente atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública foi agregar municípios circunvizinhos para a possibilidade de implementação de um consórcio coletivo entre as guardas municipais com o objetivo de captar recursos e trabalhar em parceria.
Não estar de acordo é um detalhe básico que depende do “ponto de vista” de que é feita a análise do que se observa, pois é no mínimo precipitado julgar uma administração municipal com apenas cem dias de atuação. Fica perceptível na fala dos nossos vereadores que o suposto “atraso” nos programas sociais e a “carência” presente na fala da vereadora Amélia Passos, se caracteriza por uma cobrança desmedida já que em nenhum momento na administração anterior, os programas sociais foram pagos em doze meses sem interrupção ou no início do ano.
A administração atual tem feito um notável esforço para que nos próximos dias os programas sociais comecem a funcionar, obedecendo critérios de seriedade, legalidade e compromisso jamais adotados alheios ao assistencialismo desordenado e viciante.
Inúmeras outras ações vêm sendo desenvolvidas por nossas secretarias no apoio a eventos culturais realizados em nosso município, em apoio aos nossos aguerridos atletas, junto aos nossos vendedores ambulantes, além das ações de saúde e educação implementadas junto à nossa população que vinha sofrendo pela falta de atuação e atenção destas secretarias.
Reconhecemos que ainda há muito trabalho para que nossa cidade volte a sorrir, mas é no mínimo insensato e desrespeitoso dizer que nada tem sido feito sem perceber aquilo que a população já tem visto nestes poucos dias em que o prefeito Etelvino Barreto está à frente do governo municipal.
19 de abril de 2017.
Fonte: Secom/Rosário do Catete