Na noite de sexta-feira, 13, o vereador Américo de Deus (Rede) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), no 84° aniversário do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE). Compareceram ainda os vereadores Iran Barbosa (PT) e Professor Bittencourt (PCdoB). O evento contou ainda com a presença de autoridades bancárias.
De acordo com Américo de Deus, o evento fortalece o sindicato. “Oitenta e quatro anos de luta. É um sindicato que luta para manter o que conquistou e ampliar essas conquistas, e o fortalecimento do sindicato se dá através do seu corpo de sindicalizados que é a base principal dos movimentos sindicais, pelas diretorias que antecederam e todos os funcionários que se dedicam e apoiam, sendo um sindicato cada vez mais forte. Portanto, Aracaju está de parabéns, porque tem uma categoria servida por um movimento sindical, forte, independente e de luta.”
A presidente do Sindicato dos bancários, Ivânia Pereira enalteceu a história do Seeb. “Em 14 de julho de 1934 foi fundado o Sindicato dos Bancários de Sergipe, inspirado um pouco pelos ideais da Revolução Francesa e por tudo que estava acontecendo no Brasil. Foi a época da formação dos sindicatos e confederações nacionais dos trabalhadores que foram criados nesse mesmo período, inspirando um grupo de bancários em Sergipe, a criar o seu sindicato. E a partir daí esse sindicato passou a protagonizar todas as lutas juntas com os demais sindicatos já existentes no estado de Sergipe.”
Iran Barbosa reforçou a força do sindicato. “É uma entidade que é um marco na luta sindical do estado de Sergipe, sendo uma referência de organização dos trabalhadores. Já teve e continua tendo uma força representativa muito grande. Então vir aqui parabenizar os bancários, a entidade, a direção, é na verdade fazer um reconhecimento com toda a contribuição que os bancários de Sergipe e do Brasil deram para a classe trabalhadora.”
Professor Bittencourt parabenizou a instituição pelos 84 anos de história e luta. “ Uma trajetória de luta, reivindicação, de uma relação intensa com os movimentos sociais, e o sindicato tem sido um dos grandes instrumentos de defesa não apenas dos bancários nem dos interesses corporativos, mas tem sido uma trincheira em defesa da democracia, e das garantias e preservação dos direitos dos trabalhadores de um modo geral, portanto parabenizo essa entidade, pois 84 anos não são 84 dias. Então está de parabéns o sindicato, toda a categoria e a trajetória de luta desses batalhadores.”
Por David Almeida e Alexandra Brito