O deputado estadual, Vanderbal Marinho (PSC), registrou na manhã de hoje, dia 11 de abril, na Assembleia Legislativa de Sergipe, a importância da vacinação contra a gripe. A campanha de vacinação 2019 começou ontem, 10 de abril, e já está disponível para os grupos de risco em todo o país.
Na sua exposição, o deputado, que é médico no exercício da profissão, falou sobre sintomas, prevenção e quem pode tomar a vacina. “A vacina não tem contra-indicação, gosto de defender essa campanha por saber da sua importância. A vacina está disponível para todos, mas nesse primeiro momento está aberta para os mais vulneráveis”, destacou o deputado.
De acordo com o Ministério da Saúde, até março deste ano já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no país. Alguns estados tiveram que antecipar o início da campanha por causa de surtos imprevistos de gripe. No Amazonas, por exemplo, a campanha começou em março.
Público Alvo
O deputado explicou que a vacina protege contra três tipos de vírus que circulam no Brasil: H3N2, H1N1 e influenza B. “A vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.Neste ano, a ação ampliou a faixa-etária do público infantil de até 5 anos para até menores de 6 anos”, registrou o deputado Vanderbal.
De acordo com o ministério, esta medida incluirá 2,8 milhões de crianças. Além disso, as gestantes e crianças também poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação. A partir do dia 22 de abril começa a segunda etapa da campanha, voltada para trabalhadores de saúde, idosos, indígenas, professores e pessoas com doenças crônicas.
Por Stephanie Macêdo