segunda-feira, 6, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Universidade Federal de Sergipe consolida maior programa de formação de professores do Nordeste

9 de outubro de 2024
in Educação
0
Universidade Federal de Sergipe consolida maior programa de formação de professores do Nordeste
Share on FacebookShare on Twitter

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou recentemente um novo ciclo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Após o ciclo 2022-2024 do programa, que celebrou os 15 anos de sua implementação na universidade, em alinhamento com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), o novo período, 2024-2026, estabelecerá 41 núcleos de licenciatura distribuídos pelo estado de Sergipe.

Isso inclui 984 estudantes de cursos variados da UFS, 123 professores da educação básica vinculados à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e às Secretarias Municipais de Educação, além de 44 docentes da UFS, sendo 41 na função de coordenadores de núcleo e outros três docentes na coordenação institucional e adjunta do programa. Serão destinados R$ 925 mil mensais ao pagamento de bolsas para os participantes, totalizando, ao final do ciclo 2024-2026, um montante de R$ 21,275 milhões.

No ciclo anterior, a UFS alcançou a 7ª melhor avaliação do país, com 19 núcleos de licenciatura, posteriormente ampliados para 24, envolvendo 572 estudantes, 72 professores da educação básica e 24 docentes da UFS como coordenadores. Aproximadamente 50 escolas participaram desse ciclo, situadas nos principais municípios da região metropolitana de Aracaju, bem como em diversos municípios do interior de Sergipe.

Para o reitor da universidade, Valter Santana, “esse resultado é fruto da qualificação técnica oferecida pela UFS, que, associada a uma interação muito forte com a rede educacional do estado e dos municípios, propicia que a universidade tenha captado esse quantitativo de bolsas que vai facilitar a integração da nossa formação”.

Neste novo ciclo, a UFS concorreu com cerca de 285 instituições em um cenário de intensa competição e criteriosa avaliação das propostas. A universidade obteve uma expressiva nota de 192,7, em um total de 200 pontos, e uma média de 90,66 de 100 possíveis nos mais de 50 subprojetos submetidos. Outra novidade é a criação de núcleos em áreas como Alfabetização, Ciências Sociais, Música e Teatro, além das tradicionais áreas de licenciatura.

Para Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação, deve-se destacar a parceria com a Secretaria Estadual de Educação e também com o envolvimento de secretarias municipais que abrem suas escolas para receber os grupos da UFS.

“A leitura que é feita é que, justamente após 15 anos de instalação do PIBID, desse programa importantíssimo para a formação inicial docente na UFS, a nossa instituição tem o trabalho reconhecido com a aprovação desse quantitativo de mais de mil bolsas, sendo mais de 900 bolsas destinadas a estudantes que atuarão em núcleos de formação inicial docente em escolas da rede pública de Sergipe”.

Com essa avaliação de destaque, a UFS terá, nos próximos anos, o maior programa de formação de professores de Sergipe e da região Nordeste, além de ser a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para o coordenador institucional do Pibid na UFS, professor André Luiz Andre, “esse resultado só foi possível graças ao empenho das equipes administrativas, como a Prograd e o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), e ao trabalho dedicado dos nossos docentes, que inscreveram subprojetos para compor a proposta institucional aprovada. Estamos muito orgulhosos de continuar essa trajetória de impacto e excelência”.

Carolaine Guimarães é aluna do 8º período do curso de licenciatura em Geografia e foi bolsista do Pibid. Para ela, a experiência foi a “mais indescritível que tive nos anos iniciais da graduação, e de extrema importância para compreender e vivenciar a pluralidade da profissão na prática”.

Fonte: Ascom UFS

Notícias Relacionadas

Brasil supera 99 mil escolas públicas com internet e planeja universalizar conectividade até o fim d...

Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos

Avanços na UFS: Ensino, Inclusão e Inovação Transformam a Comunidade Acadêmica

Seed divulga novo calendário escolar para o ano letivo das escolas da Rede Pública Estadual

MEC divulga lista de espera do Prouni para bolsas do ensino superior

De cada dez estudantes sergipanos, três experimentaram bebida alcóolica com 13 anos ou menos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato