O serviço é voltado para pacientes a partir de 13 anos com encaminhamento médico.
Em parceria com o Hospital Cirurgia, a Universidade Tiradentes (Unit) oferece atendimento nutricional gratuito para a população. O serviço é voltado para pacientes a partir de 13 anos, beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular, com encaminhamento médico. Cerca de 50 estudantes realizam a atividade sob a supervisão de professores preceptores.
“O atendimento nutricional personalizado é fundamental para a promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos de doenças pré existentes. Há uma orientação que respeite os hábitos do paciente e sua condição de saúde e mesmo financeira para que este tenha possibilidade de alcançar melhora na qualidade de vida”, justifica a professora preceptora do curso de Nutrição da Unit, Surya Ananda Costa Escobar.
Para ser atendido, basta ser encaminhado por profissional de saúde e comparecer ao ambulatório para marcação. A marcação não é realizada por telefone. “Há a necessidade do encaminhamento que justifique o motivo da procura, já que trabalhamos com questões relacionadas à saúde e não com pacientes saudáveis. O encaminhamento deve ser preferencialmente originado do SUS, mas pode ser também via particular e todo o atendimento é gratuito”, esclarece.
O ambulatório está localizado no Hospital Cirurgia, na Avenida Desembargador Maynard, 174 – Cirurgia, Aracaju – SE.
Estágio
Os atendimentos são realizados por estudantes de nutrição da Unit sob a supervisão de professores preceptores. “Eles são acompanhados pelo professor preceptor que orienta nas estratégias de intervenção e na construção da relação entre profissional e paciente. Todas as estratégias utilizadas são discutidas e assinadas pela professora presente no dia dos atendimentos. Essa prática impacta de maneira bastante significativa, pois é ela que vai sedimentar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação. Na unidade, o aluno terá o contato com o paciente e a rotina de atendimento ambulatorial para um público bastante variado e com necessidade de intervenção. É muito enriquecedor”, afirma.
Os estudantes aferem as medidas antropométricas e a confecção de dietas de acordo com a necessidade de cada um. “Tem sido uma experiência ótima, maravilhosa. Cada dia que passa, eu estou amando mais o meu estágio, tudo novo, um novo aprendizado, saber que é desse jeito que futuramente irei trabalhar. Eu queria que tivesse mais dias na semana para estagiar”, revela a estudante Linda Ingrid da Cunha Gonzaga.
Para a acadêmica, Letícia Fontes Pereira, o estágio também tem sido gratificante. “O atendimento direto com o paciente nos capacita para a realidade de trabalho, nos ajuda a ter um olhar mais sensível aos casos dos pacientes, nos dá repertório de aprendizado e nos faz crescer como seres humanos. Nos deparamos com muitas realidades diferentes, que nos ajudam a enxergar como é importante escutá-los e levar para ele aquilo que será sustentável para sua realidade. São muitos casos desafiadores, mas sei que tanto eu como meus colegas estamos aprendendo muito e ajudando a melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, conta.
Asscom Unit