Novembro é conhecido como o mês de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente focado no combate ao câncer de próstata. Para fortalecer os cuidados com a comunidade de São Cristóvão, as unidades de saúde do município estão realizando ações de educação em saúde e atendimentos em alusão à data. Essas atividades incluem palestras de prevenção, testes rápidos e requisição do exame de PSA para rastreio do câncer de próstata.
O intuito das ações, além da investigação do câncer, é estimular os homens dos territórios da cidade a prestarem mais atenção à própria saúde, evitando outras enfermidades que os afetam em grande escala, como as doenças cardiovasculares.
Segundo a assessora da Coordenação de Estratégia Saúde na Família, Séphora Juliana, há uma grande tentativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das equipes de saúde de mobilizar os homens para acesso ao serviço. Entre os atendimentos, é provido aos usuários o exame retal com urologista ou médico da unidade e solicitação do Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Os níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
“Considerando que os homens são um público de difícil captação e contato, principalmente pela questão do trabalho ou ainda a dificuldade referente ao querer acessar o serviço. As tentativas de mobilização e convites, apesar de serem constantes, atingem mais a faixa etária idosa, homens que já estão aposentados que acessam mais o serviço”, explicou a assessora.
Uma dos postos a realizar a ação do Novembro Azul foi a Unidade de Saúde da Família (UFS) Masoud Jalali, que recebeu diversos usuários para palestra educativa com especialista, mutirão de atendimentos médicos e de enfermagem, testes rápidos de de HIV, sífilis e hepatite, aferição de pressão arterial, checagem de glicemia, entre outros serviços preventivos.
De acordo com a gerente da Unidade, Jolene Feitoza, o evento integra o calendário anual de atividades, que a cada mês é destacada uma cor que simboliza diferentes campanhas de conscientização e esclarecimento. “O atendimento vai além da prevenção do câncer, abrangendo cuidados gerais, como o acompanhamento de condições crônicas, por exemplo, hipertensão e diabetes. Tradicionalmente, os homens têm uma resistência maior em procurar serviços de saúde, por isso, ações como essas ajudam a atrair e conscientizar os usuários sobre a importância de cuidar da saúde como um todo”, ressaltou a gestora.
Jolene Feitoza, gerente da USF Masoud Jalali
A campanha de Novembro Azul é um reforço aos cuidados já propostos no dia a dia, uma vez que o atendimento da unidade é pensado para ser contínuo e completo, com consultas interdisciplinares entre médicos e enfermeiros. São feitos esclarecimentos e solicitados exames para que os homens compreendam a importância do cuidado integral. Além disso, orientações e palestras são recorrentes nas salas de espera, com a participação da equipe de saúde bucal e outros profissionais, para tratar de diferentes necessidades de saúde.
O paciente Carlos dos Santos, que participou da ação e recebeu atendimento médico, afirmou que procura fazer seus exames anualmente. “Precisamos cuidar da saúde para sobreviver mais um pouco, afinal de contas, temos que nos observar para prolongar a vida”, afirmou o usuário.
Carlos dos Santos, usuário do SUS São Cristóvão
Maicon Melo, outro paciente que passou pelos cuidados da equipe, é essencial aproveitar esse tipo de atendimento para garantir sua saúde e bem-estar, especialmente durante a campanha de Novembro Azul. “Às vezes, os homens não têm tempo por causa do trabalho, ou por conta da idade avançada para sair de casa, e não conseguem ir fazer seus exames. Como Novembro Azul, recebemos esse alerta para cuidar mais da gente”, destacou.
Maicon Melo, usuário do SUS São Cristóvão
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre homens no Brasil, sendo superado apenas pelos casos de tumores de pele não melanoma. Estima-se que entre 2023 e 2025, cerca de 71.730 novos casos ocorram anualmente, reforçando a importância da atenção à saúde masculina. Atualmente, essa doença é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens, o que destaca a relevância de sua prevenção.
O principal fator de risco é a idade, com maior incidência em homens acima dos 60 anos. Além disso, histórico familiar de casos antes dos 60 e obesidade associada a tipos mais agressivos aumentam as chances de desenvolvimento. A exposição ocupacional a agentes químicos também contribui para aproximadamente 1% dos diagnósticos.
Atualmente, o Ministério da Saúde não recomenda exames de rotina devido ao balanço negativo entre riscos e benefícios. A escolha por realizar o rastreamento deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde, que deve esclarecer todas as possíveis consequências.
Diagnóstico e prevenção
Para o diagnóstico do câncer de próstata, os exames principais incluem a medição do PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal. O PSA é uma proteína produzida pela próstata que, quando em níveis anormais no sangue, pode sinalizar alterações prostáticas. Já o toque retal permite avaliar aspectos como tamanho, textura e forma da glândula. Esses exames são indicados quando há suspeita da doença.
Contudo, o ideal é que os pacientes busquem sempre a prevenção, o que inclui manter um peso saudável, adotar hábitos benéficos, como praticar exercícios, ter uma dieta equilibrada, evitar álcool e tabaco. Ao notar qualquer sintoma suspeito, é essencial buscar atendimento médico para diagnóstico e possíveis exames complementares. Estar em dia com exames e consultas é fundamental para um diagnóstico àgil e um tratamento eficaz.
O médico da USF Masoud Jalali, Dr. Adriano Júnior, enfatiza que a faixa etária indicada para começar a fazer exames preventivos relacionados à próstata é a partir dos 50 anos, podendo ser antecipada em casos específicos, conforme avaliação médica.
“O exame de toque retal, que muitas vezes enfrenta preconceito, é essencial para a detecção precoce de problemas na próstata. Ele é oferecido apenas com o consentimento do paciente e, caso haja qualquer sinal suspeito, o encaminhamento para um urologista é feito para acompanhamento especializado. Em alguns casos, podem ser solicitados exames complementares, como a dosagem de PSA total e livre, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia e com a situação específica de cada paciente”, detalhou o médico.
Dr. Adriano Júnior, médico da USF Masoud Jalali
Programação das ações nas UBS
As ações de Novembro Azul continuarão a ser realizadas ao longo do mês, seguindo o cronograma nas seguintes unidades e horários:
07/11, às 08h30 – UBS Alice Freire (Pov. Pedreiras)
08/11, às 08h30 – UBS Laudelina Freire (Pov. Caipe Velho)
12/11, às 08h30 – UBS Irônia Maria (Romualdo Prado)
12/11, às 09h – UBS Tânia Chagas (Pov. Colônia Miranda)
13/11, às 08h – UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)
13/11, às 09h – UBS Maria de Lourdes Cruz (Pov. Rita Cacete)
22/11, às 09h – CAPS João Bebe Água
22/11, às 09h – CAPS Valter Correia
22/11, às 09h – UBS José Amado (Marcelo Deda)
22/11, às 09h – UBS José Soares Figueiroa (Eduardo Gomes)
26/11, às 09h – UBS Jairo Teixeira (Centro)
27/11, às 09h – UBS Luiz Alves (Luiz Alves)
29/11, às 08h30 – UBS Mariano do Nascimento (Rosa Maria)
Por Clara Dias