Aos 89 anos de idade e com muita disposição, ela é doutora em Linguística pela USP, Professora Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal, Canadá.
Dando prosseguimento as atividades oficiais da ‘Semana pedagógica de Lagarto’, cerca de 50 educadores do município, em sua maioria dedicados a alfabetização de crianças jovens e adultos, tiveram a oportunidade ímpar de assistir uma aula mais que especial da professora e cientista gaúcha Leonor Scliar Cabral.
Quem é a ilustre convidada
Aos 89 anos de idade e com muita disposição, Leonor Scliar Cabral é doutora em Linguística pela USP, Professora Emeritus, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montréal.
Cientista da linguagem de renome no Brasil e no exterior, Scliar-Cabral foi presidente da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin) e da International Society of Applied Psycholinguistics. É atualmente presidente honorária das duas associações.
Em 1987 fundou o GT (Grupo de trabalho) de Psicolinguistica da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e foi a primeira coordenadora deste GT. Atuou como professora da Universidade Federal de Santa Catarina que a tornou Emérita. Leonor ainda atua nos dias de hoje como orientadora de numerosas dissertações de mestrado e teses de doutorado. É pesquisadora 1A do CNPq.
Publicou artigos no campo da aquisição da linguagem, além de livros, tais como Introdução à Lingüística pela editora Globo, em 1986, e Introdução à Psicolingüística, pela Ática, em 1991.
Publicou, pela editora Contexto, uma obra relacionada à Abordagem Psicolingüística do Sistema Alfabético do Português do Brasil. No seu aniversário de 70 anos de idade e, em sua homenagem, um grupo de professores, dedicou-lhe um volume sob o título Investigando a Linguagem, que foi publicado pela Editora Mulheres.
Scliar-Cabral também se dedica à literatura, tendo publicado uma série de sonetos.
Saiba mais acessando o https://www.escavador.com/sobre/5753225/leonor-scliar-cabral
Uma tarde de apontamentos
Durante mais de quatro horas os participantes tiveram acesso aos fundamentos do ‘Sistema Scliar de Alfabetização’. Que foi desenvolvido pela mestra para ajudar a prevenir o analfabetismo funcional.
O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências que se ocupam da linguagem verbal.
A proposta foi elaborada pensando no processo de alfabetizar para o letramento e com o objetivo de fazer com que os alunos obtenham melhores resultados a partir de um bom trabalho por parte de seus educadores e
que os mesmos desenvolvam o gosto pela leitura e pela escrita.
Por Secom/Lagarto