Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (6) mostra que 10,9 milhões dos adolescentes e jovens brasileiros, com idade entre 15 e 29 anos, não estudam e não trabalham.
Isso significa que um a cada cinco brasileiros na faixa etária de 15 a 29 anos não está matriculado em escolas ou universidades, nem exerce alguma ocupação profissional.
Para o levantamento, a entidade considerou como “desocupados” aqueles que estão desempregados, à procura ou não de um trabalho. Esses dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, e são referentes ao ano de 2022.
A falta de trabalho e de estudos é maior entre mulheres pretas e pardas. Entre os adolescentes e jovens que não estudam nem trabalham, há: 43,3% de mulheres pretas ou pardas; 24,3% de homens pretos ou pardos; 20,1% de mulheres brancas; 11,4% homens brancos.
Segundo a pesquisa, a maior proporção de mulheres nessa situação tem relação com os afazeres domésticos e o trabalho como cuidadoras de parentes.
Fonte: Metrópoles