No dia 27 de outubro de 2024, os 416.604 eleitores aptos a votar em Aracaju irão novamente às urnas para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. Um importante passo na preparação para 2º turno teve início hoje, terça-feira, dia 15 de outubro, data em que o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) finaliza a geração das mídias físicas (mídia de carga, mídia de votação e mídia de resultado) que servirão para inseminar as 1.313 urnas eletrônicas da capital.
Os trabalhos são coordenados pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, José Carvalho Peixoto, e pelo especialista da Assessoria Técnica de Segurança Cibernética, Selmo Pereira de Almeida. Entre os dados que serão armazenados nas mídias estão os dados dos candidatos e a lista de eleitores de cada seção eleitoral. A geração das mídias foi dividida em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Sala de Treinamento I do TRE-SE.
Amanhã, quarta-feira (16), terá início a preparação das urnas. Serão três dias de trabalho para conclusão da carga e lacração de todas as urnas de Aracaju. A preparação das urnas acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, das 7h às 17h, no Depósito de Urnas Eletrônicas do TRE-SE. Todos os eventos serão abertos ao público, à imprensa, aos partidos políticos, às federações, às coligações, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), bem como aoutras entidades fiscalizadoras interessadas em acompanhar o procedimento.
Como funciona a geração das mídias?
A geração de mídias ocorre em três formatos distintos:
– Mídia de carga: contém as informações fundamentais para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos.
– Mídia de votação: é utilizada para armazenar os votos da seção durante o dia de votação.
– Mídia de resultado de votação: armazena o resultado final da votação na seção eleitoral, sendo responsável pelo envio dos dados para a totalização dos votos.
Fonte: TRE-SE