Com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos estudantes universitários residentes na 4° cidade mais antiga do Brasil, o Prefeito Jorge Eduardo Santos, criou em uma de suas primeiras ações o sistema municipal de transporte para atender os alunos matriculados em instituições de ensino superior. A iniciativa pioneira, iniciada em 2015, já beneficia quase 1000 estudantes matriculados na Universidade Federal (UFS) e demais unidades de ensino superior da capital, através das 10 linhas montadas para transportar a todos com conforto e segurança.
O programa atua em atendendo os estudantes nos três turnos, proporcionando mais tranquilidade e economia aos pais e alunos. “O Transporte Universitário do município foi criado com o objetivo de incentivar a educação profissional nos jovens são-cristovenses, pois acreditamos que é através da educação que podemos construir um mundo melhor. Garantir o transporte desses estudantes é mostrar para eles o quanto o aperfeiçoamento profissional de cada um deles é importante para o nosso município, coisa que antes nunca foi realizada em nossa cidade. Para mim, enquanto gestor, é uma satisfação enorme poder contribuir para a construção de um futuro melhor e promissor para cada um desses cidadãos”, comemora o Prefeito Jorge Eduardo.
Uma das primeiras usuárias do serviço foi a estudante de pedagogia da Pio X, Jadyla Mayara Ferreira, que não perdeu tempo e foi uma das primeiras a receber a carteira de acesso aos ônibus. “Eu já comecei os meus estudos podendo contar com o transporte gratuito, e isso foi muito importante. Estou indo agora para o terceiro período e só tenho elogios a fazer, pois para mim foi um verdadeiro privilégio poder iniciar minha vida acadêmica contando com esse benefício.
Já para a dona de casa, Antônia Santos, a espera pelo retorno da filha ficou muito mais tranquila. “Eu estou muito satisfeita, porque estávamos precisando muito desse serviço de transporte. Eu só consigo dormir depois que a minha filha chega da faculdade e antes isso era sempre muito tarde, pois ela precisava pegar três ônibus para chegar. Esses ônibus foram uma bênção, pois agora os estudantes possuem um motorista, que é uma pessoa responsável, utilizam um transporte sem risco de assaltos e tudo isso gratuitamente”, destaca.
Por Ascom | Prefeitura de São Cristóvão