A Prefeitura de São Cristóvão tem a cada ano buscado alternativas para se aproximar cada vez mais da população. Desde o ano passado, o município conta com Programa de Fortalecimento das Ouvidorias e hoje possui ferramentas online, E- SIC e E- OUV, espaço físico para demandas e contato telefônico disponível, consolidando a transparência da gestão.
De acordo com a coordenadora de auditoria da Controladoria Geral do Município, Priscila Nascimento, o município atualmente encontra-se bem avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, sendo que nas últimas três avaliações, duas foram notas 10. Segundo ela, o município atende às diretrizes da normatização da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que é coordenada pelo Ministério da Justiça, que congrega mais de 60 órgãos dos três Poderes, Ministérios Públicos e da sociedade civil.
Em relação a avaliação da Controladoria Geral da União (CGU), a qual a gestão esteve com um índice de avaliação abaixo da média, a coordenadora explicou que a análise feita neste caso foi realizado em um período em que o município estava em fase de implantação de novos meios de comunicação com a população, como a hospedagem do novo site do município, por exemplo.
Além disto, Priscila Nascimento pontuou que a avaliação da CGU foi realizada com base em uma plataforma que era usada pela antiga gestão, o link www.transparencia.net.br/portal/14/info, sendo que o mesmo, atualmente, não é mais utilizado pelo município. “Nós detectamos uma falha de consulta por parte da CGU em relação ao site avaliado na época, entre julho e novembro de 2018, ou seja, quando estávamos fazendo a inclusão das nossas novas ferramentas. Hoje, a Prefeitura de São Cristóvão atende todas as demandas no quesito transparência de dados e comunicação com a população. Caso ocorra uma nova avaliação, sem dúvidas, estaremos bem avaliados”, enfatizou.
Ainda segundo a coordenadora, a gestão aderiu a um termo de adesão com Controladoria Geral da União, para o fortalecimento da transparência no município. “Com esse termo, nós nos comprometemos a implantar os sistemas informatizados E- SIC e E- OUV”, acrescentou.
Ouvidoria
De acordo com o ouvidor da Prefeitura, Orácio Oliveira, o município tem buscado cada vez mais alternativas para se aproximar da população, através de meios de comunicação como: site, whatsapp, espaço físico e telefone. “Hoje, o morador de São Cristóvão pode fazer qualquer reclamação com mais facilidade através desses meios. A Ouvidoria é um órgão que aproxima o cidadão dos serviços públicos”, explicou.
O ouvidor ainda destacou como é feito o processo de recebimento das demandas da população. “Nós recepcionamos o cidadão, tratamos a denúncia, monitoramos a mesma fazendo o acompanhamento junto a secretaria responsável, e também damos o feedback para o cidadão que reclamou. Desde quando a reclamação chega, nós acompanhamos até a solução final”, detalhou.
Caso o cidadão queria consultar algo em relação ao município, ele pode acessar o atual site www.saocristovao.se.gov.br através do link: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/. Reclamações podem ser realizadas no próprio site, através do email ouvidoria@saocristovao.se.gov.br, ou do telefone (79) 99873-1806, e também pessoalmente na sede da Controladoria Municipal, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, localizada na rua Messias Prado, nº 70, nas proximidades da Praça do Carmo.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão