Em 2017, a atual gestão iniciou um processo que já deixa uma marca na história do município de Nossa Senhora do Socorro: a caminhada até a criação do Código de Endereço Postal (CEP) por logradouros e bairros. Após uma série de estudos para verificar essa possibilidade, a Prefeitura de Socorro, com a somação de esforços das secretarias municipais, especialmente da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (Seplan), encaminhou, em 2019, à Câmara de Vereadores do município, o até então projeto de Lei de Divisão Político-Administrativa (LDPA). A aprovação permitiu que a gestão municipal pudesse avançar no processo.
O município então iniciou o levantamento e georreferenciamento de todos os eixos logradouros de Socorro para que pudesse ser enviados à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e assim possibilitar a reserva de CEP ‘s. Porém, esse trabalho foi duramente interrompido em virtude da pandemia do novo coronavírus, e retomado no ano passado. Essa continuidade contou com a parceria da Diretoria de Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), que em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Urbano da Seplan, trabalhou meses ininterruptos no geoprocessamento de mais de dois mil logradouros. Quando concluído, no final de setembro, o levantamento foi entregue aos Correios.
Conquista e Reconhecimento
No final de 2022 uma outra grande vitória. O município conquistou, pelo Departamento de Planejamento da sede dos Correios em Brasília, a aprovação do Projeto de Codificação Postal, garantindo que o órgão federal em Sergipe realize o cadastro dos mais de dois logradouros identificados e georreferenciados pela Prefeitura, e assim tenham o seu próprio CEP. “É importantíssimo destacar que o que foi aprovado em Brasília foi desenvolvido por técnicos da Prefeitura e dos Correios, sem a necessidade de contratação de empresas”, revelou o Arquiteto e Urbanista da Seplan, Anselmo Galvão.
Segundo o prefeito Padre Inaldo essa é uma conquista que jamais será esquecida pelos socorrenses pelo benefício que esse projeto da gestão municipal trará para os moradores. “Para nós, socorrenses, é motivo de orgulho saber que temos profissionais tão capacitados, como o arquiteto Anselmo e o servidor Wallace da Secretaria da Fazenda, a ponto de transformar e marcar a história do nosso município. Esse feito dos CEP’s vai trazer muito mais facilidade para os moradores de Socorro que não terão que se preocupar porque as correspondências e qualquer outra coisa que for comprar, vão chegar nas residências. Só tenho a agradecer a todos que se debruçaram nesse projeto e aos nossos parceiros por essa gigante conquista”, explanou.
Este ano, a LDPA passará por um processo de atualização para o aperfeiçoamento da lei, que inclui a melhoria do texto e a adição de novos bairros. Anselmo explica quais serão os próximos passos até a efetivação e uso dos CEP’s. “O que ocorrerá agora em diante é que os Correios concluirá a sua parte de determinação dos CEP’s. O que nos foi informado é que isso já estará disponível em um prazo médio de 60 dias, primeiramente para a Prefeitura e gradativamente para empresas e prestadoras de serviços”, informou.
Benefícios
Atualmente, Socorro conta apenas com um único CEP, que é 49160-000. Essa condição dificulta, por exemplo, o serviço de postagem dos Correios e as entregas do serviço do E-commerce e de aplicativo. Com a adesão dos CEP’s por logradouros e bairros, os moradores irão conhecer o real endereço onde moram, reforçando assim o sentimento de pertencimento com o município, além da unificação dos cadastros de endereços das empresas dos mais diferentes ramos, incluindo órgãos públicos, como Deso, Energisa, Ciosp e Samu, bem como na eficiência do trabalho dos Correios, dando mais segurança e confiabilidade ao e-commerce.