A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe registrou no sábado, 29, 365 dias consecutivos sem registro de homicídios consumados na cidade de Tobias Barreto. O último crime dessa natureza ocorreu em 29 de junho de 2024, quando, após uma discussão, um filho matou o próprio pai. Na ocasião, a Polícia Civil atuou com rapidez e eficiência, efetuando a prisão em flagrante do autor logo após o crime.
Antes desse episódio, Tobias Barreto já havia vivenciado outro longo período de paz, com o homicídio anterior, registrado em 28 de setembro de 2023. No momento, o município soma um histórico recente de queda acentuada e sustentada nos índices de homicídio, evidenciando a eficácia das políticas públicas de segurança adotadas.
A Delegacia Regional de Tobias Barreto, em parceria com as Polícias Militar e Penal e demais órgãos da segurança pública, tem investido em ações integradas de inteligência, monitoramento preventivo, resposta imediata a ocorrências e aproximação com a comunidade, o que tem se refletido na redução dos crimes violentos letais.
“Diariamente, trabalhamos com foco na segurança da população e no combate imediato a qualquer ação delitiva que venha ameaçar a tranquilidade da sociedade tobienese. Assim, é gratificante ver o resultado prático do empenho das equipes policiais que atuam em Tobias Barreto. A intenção é seguir trabalhando, em conjunto com outras forças, para manter o município sem registros de homicídios”, citou o delegado Daniel Mattos.
Segundo o major Alanderson Pereira, comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento ostensivo na região, a marca de um ano sem homicídios é resultado direto do trabalho técnico, estratégico e comprometido das forças policiais e demonstra que apresença efetiva do Estado, aliada à confiança da população, é essencial para a preservação da vida e a construção de um ambiente mais seguro.
“Esses 365 dias sem homicídios em Tobias refletem o trabalho integrado desempenhado aqui no município. As Polícias Militar, Civil e Penal têm atuado conjuntamente em diversas ações desenvolvidas na região, seja na prevenção ao delito ou mesmo no enfrentamento direto à criminalidade”, falou o major Alanderson Pereira.
Fonte: SSP/SE