sábado, 20, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Terceira edição da Olimpíada Dom Luciano de Foguetes contou com mais de 450 alunos

6 de maio de 2025
in Educação
0
Terceira edição da Olimpíada Dom Luciano de Foguetes contou com mais de 450 alunos
Share on FacebookShare on Twitter

A olimpíada apresenta as três equipes que irão representar a escola na Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

O Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte realizou na manhã desta terça-feira, 6, a terceira edição da Olimpíada Dom Luciano de Foguetes (Oldfog). Mais de 450 alunos estiveram presentes na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, para arremessar seus foguetes feitos de garrafas pets. A ação tem parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Com o objetivo de aumentar o interesse pela ciência e tecnologia, além de incentivar a criatividade e o trabalho em equipe, os alunos do ensino médio da instituição constroem o foguete a partir da garrafa pet ou retornável de dois litros, utilizando a reação química entre o bicarbonato de sódio e vinagre para realizar o lançamento.

“Para realizar esses lançamentos, eles estudam a parte da matemática relacionada ao lançamento parabólico dos foguetes. O objetivo é que eles observem a ciência, na prática, e batam recordes com cada lançamento, alcançando uma média de duzentos a trezentos metros”, explica o professor de Matemática e um dos organizadores do projeto, Pedro Alexandre.

Nesta edição, 150 equipes participaram e tiveram direito de lançar até dois foguetes. Sendo assim, 300 lançamentos aconteceram nos céus da praça de eventos da Orla da Atalaia. Para os alunos, essa oportunidade reforça ainda mais o aprendizado.

A estudante Luiza Santana é uma das líderes da Alpha Nebulosa, equipe da instituição que realiza pesquisas de foguetes. Para ela, a atividade permitir o compartilhamento de conhecimento entre a equipe. “Você testa seu conhecimento, torce com sua equipe e propaga o conhecimento. Isso é muito legal”, reforça a aluna.

Participando pela segunda vez da Oldfog, Ana Beatris diz ter aprimorado ainda mais os seus conhecimentos com a Física no cálculo da velocidade, aceleração, nas medidas de bicarbonato e vinagre, que forma a solução química para o lançamento do foguete. “A gente aprende mais do que esperamos. Só depois que entramos, descobrimos o quão inteligentes nós somos. Foi assim que eu me senti depois que entrei para a Alpha e participei da Mobfog”.

Próxima etapa

O professor de Física e idealizador da Olimpíada no Dom Luciano, Tiago Viana, explica que os resultados conquistados na OdlFog já estão vinculados à Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) e irão servir para conhecer as três equipes que representarão a escola na Jornada de Foguetes que acontece no Rio de Janeiro.

“Assim, dependendo dos resultados, eles podem conquistar medalhas na Obafog, e essas medalhas também resultam em um incentivo financeiro, que o Governo de Sergipe oferece. Outra oportunidade que esses alunos terão é de participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)”, reforça o professor. 

Foto: Maria Odília

Notícias Relacionadas

Novos membros do Conselho de Alimentação Escolar são empossados em Sergipe

Secretaria de Estado da Educação fortalece diálogo com estudantes monitores do médio sertão sergipan...

Horas de Estudos: Semed capacita professores para uso de nova plataforma digital nas salas de aula

Ensino médio integral de Sergipe é destaque em pesquisa nacional sobre preparação para o Enem

Contagem regressiva para o Enem mobiliza estudantes da rede pública estadual de ensino em Sergipe

Educação pública sergipana investe em laboratórios para fortalecer o ensino profissionalizante

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato