As profissionais que participam da capacitação atuarão no programa, que deve iniciar as atividades em Itaporanga D’Ajuda no próximo mês
Durante esta semana, duas técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, participam de uma capacitação do Programa Criança Feliz / Primeira Infância no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é desenvolvido em uma parceria entre Governo Federal, Estado e Município. As profissionais que participam da capacitação atuarão no programa, que deve iniciar as atividades em Itaporanga D’Ajuda no próximo mês.
O curso de capacitação foi realizado na Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), onde representando o município de Itaporanga D’Ajuda, participou uma equipe técnica composta por uma supervisora e uma coordenadora, com o objetivo de iniciar as atividades no município, em meados de Agosto.
Neste programa, as equipes vão acompanhar, através de visitação domiciliar, crianças de 0 a 6 anos e suas respectivas famílias, com o objetivo de promover o desenvolvimento familiar. No município de Itaporanga, o programa irá contar com três visitadores, um supervisor, um coordenador, um assistente social e um psicólogo, que trabalharão dando todo o suporte as famílias que serão assistidas pelo Criança Feliz.
Sobre o Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos instrumentos para promover seu desenvolvimento integral.
Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.
Fonte: Secom/Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda