Os casos de Covid-19 continuam crescentes em Sergipe. De acordo com dados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Saúde Parreiras Horta, estão chegando em média 150 amostras de testes por dia, e a taxa de positividade destes exames já atinge 60%.
Em Aracaju, conforme números da Secretaria Municipal da Saúde, em duas semanas a capital realizou 9.421 testes de Covid-19, onde, destes, 3.376 foram positivos. “Temos observado um crescimento de casos nas últimas semanas. Com a proximidade de férias escolares e festas de fim de ano, é importante que as pessoas completem o esquema vacinal, aumentando a proteção contra o vírus. Temos 45 Unidades Básicas de Saúde vacinando, além dos shoppings aos sábados e do ponto da Praça Fausto Cardoso”, avalia a secretária municipal de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Nesta semana, o Lacen/SE divulgou um relatório onde informa a confirmação da subvariante da Ômicron, BQ.1. A nova cepa é mais infecciosa e tem escape vacinal, já que promove alteração na proteína Spike (S), a mesma de onde são formuladas as vacinas. Justamente por este motivo é importante a população acima de 18 anos que ainda não tomou as quatro doses do imunizante buscar um posto de vacinação e se proteger. “É importante a população continuar com o hábito de usar máscaras em ambientes fechados, se isolar e testar ao observar os primeiros sintomas e atualização do cartão de vacinação”, reforça o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.